Reveja aqui as principais incidências da partida
O norte-americano, 12.º cabeça de série, foi simplesmente demasiado bom para o espanhol, 66.º classificado, num dia de calor abrasador em Melbourne, vencendo por 6-1, 6-1 e 6-1 na Margaret Court Arena.
O primeiro Grand Slam do ano tem sido de longe o mais bem sucedido da carreira de Paul, com um registo de 15-5 vitórias e 5 derrotas nos seus seis torneios. O melhor resultado no Slam aconteceu em Melbourne, quando chegou às meias-finais em 2023 - o primeiro americano a fazê-lo desde Andy Roddick em 2009. Nesse ano, derrotou Davidovich Fokina, antes de ser derrotado por Novak Djokovic.
"Estou sempre feliz por estar de volta à Austrália e por estar novamente nos quartos de final. É fantástico", disse Paul, que conquistou três títulos em 2024, em Dallas, Queen's e Estocolmo: "Foi neste court que cheguei aos meus primeiros quartos de final de sempre e, agora, aos meus segundos quartos de final aqui na Austrália, neste court. Por isso, tenho grandes recordações deste court."
Davidovich Fokina vinha de duas duras partidas de cinco sets, incluindo uma recuperação de dois sets abaixo no seu confronto da terceira ronda, e esteve sem brilho no set inicial.
Paul quebrou de imediato e depois ganhou 87% do seu primeiro serviço, mal dando ao espanhol uma oportunidade de ver o primeiro set em apenas 22 minutos. Davidovich Fokina precisou de um intervalo médico na troca de turno devido ao que parecia ser um problema na anca direita e nunca mais voltou a entrar no jogo.
Paul quebrou duas vezes para fazer 4-0 no segundo set e a história foi semelhante no terceiro, com a vitória em apenas 1:27 horas.
"Não é fácil fazer uma vez e fazer duas vezes seguidas", disse ele sobre o espanhol que passou por duas partidas de cinco sets: "Quero dizer, ele merece definitivamente uma salva de palmas e respeito da minha parte, com certeza, por ter ficado aqui hoje."
