Mais

Open da Austrália: Tsitsipas, antigo finalista, eliminado na primeira ronda por Michelsen

Alex Michelsen é felicitado por Stefanos Tsitsipas após a sua vitória.
Alex Michelsen é felicitado por Stefanos Tsitsipas após a sua vitória.William West / AFP
O grego Stefanos Tsitsipas, duas vezes vice-campeão do Grand Slam, disse que "não é bom o suficiente" depois de ter sofrido a primeira grande reviravolta do Open da Austrália, na segunda-feira, com a pior parte de ter de esperar até ao seu próximo torneio.

O grego, 11.º cabeça de série, que enfrentou Novak Djokovic na final de 2023 em Melbourne Park, perdeu por 7-5, 6-3, 2-6 e 6-4 para o americano Alex Michelsen na primeira ronda.

"A parte mais frustrante de perder na primeira ronda de um Grand Slam é que se tem demasiado tempo para recuperar, e eu preferia que fosse ao contrário, em que não tenho tempo suficiente para recuperar", afirmou: "Honestamente, isso é muito, muito melhor em termos de resolução de problemas. É um pouco chato o facto de eu ter de esperar algum tempo até ao meu próximo torneio. Com a minha natureza competitiva, sinto que este tipo de coisas não é o ideal para mim."

Tsitsipas nunca se sentiu confortável contra o americano, que o fez correr por todo o court.

"Tentei manter a compostura, sabia que ia ser uma batalha até ao fim", disse o americano, 42.º classificado, que conquistou a sua primeira vitória sobre um jogador do top 20 num Slam: "O meu serviço deixou-me um pouco ficar mal no quarto set, mas estou muito contente por ter conseguido vencer. É tudo uma questão de mentalidade. Entrei com a mentalidade certa e executei o plano de jogo".

A derrota agravou os problemas de Tsitsipas após um medíocre 2024, em que a sua classificação desceu. Ganhou apenas um título, uma vitória repetida em Monte Carlo, e foi também eliminado na primeira ronda do Open dos Estados Unidos.

Tsitsipas esperava voltar ao bom caminho este ano, mas a sua época começou mal quando foi derrotado no seu jogo de estreia na United Cup por Alexander Shevchenko, 77.º classificado, e manteve essa má forma em Melbourne.

"Foi um jogo difícil na primeira ronda. Sabia que estava a enfrentar um adversário muito sério porque já o tinha defrontado antes e perdido", afirmou: "Tive um início muito lento. Quando comecei a encontrar as minhas jogadas e a dominar a partir do serviço mais um, não era bem assim que eu esperava que funcionasse. Isso levou-me a alguma frustração e, digamos, insegurança na abordagem ao meu jogo. Só espero conseguir recuperar isso e usá-lo como um ponto forte do meu jogo."

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore