Recorde as incidências da partida
Van de Zandschulp é o único neerlandês ainda em prova nos quadros de singulares do Open da Austrália, depois de Jesper de Jong, Tallon Griekspoor e Suzan Lamens terem sido todos eliminados logo na 1.ª ronda em Melbourne.
Depois de surpreender o 30.º do ranking, Brandon Nakashima, na ronda inaugural, Botic van de Zandschulp teve como adversário o chinês, 318.º do ranking, Juncheng Shang, que tinha eliminado Roberto Bautista Agut em quatro sets na 1.ª ronda.
Os dois protagonizaram um duelo interessante, com jogos de serviço muito sólidos no primeiro set, que Shang animou ao vencer 19 dos 20 pontos com o seu primeiro serviço. No entanto, a falta de qualidade na resposta fez com que o jovem chinês de 20 anos só conseguisse chegar a um ponto de break, obrigando ambos a decidir o set num tie-break.

O tie-break começou com quatro quebras consecutivas, com Shang a adiantar-se e a chegar ao set point após 11 pontos. No entanto, Van de Zandschulp segurou os dois pontos seguintes no serviço e quebrou Shang para conquistar um terceiro ponto consecutivo decisivo, garantindo assim o primeiro set para o neerlandês.
Esta reviravolta no tie-break deu ânimo a Van de Zandschulp para o segundo set, que iniciou de forma autoritária ao vencer quatro jogos seguidos, concedendo apenas três pontos a Shang. O jovem chinês ainda salvou quatro pontos de break no quinto jogo, mas pouco pôde fazer para evitar que Van de Zandschulp fechasse o set por 6-2.
Os erros começaram a acumular-se para Shang, que cometeu 14 erros em 51 pontos no segundo set, tendência que se manteve no terceiro. Apesar de três duplas faltas e 11 erros não forçados, Shang resistiu em quatro jogos antes de Van de Zandschulp voltar a quebrar o serviço do adversário chinês.
Shang só conseguiu chegar ao ponto de break uma vez em todo o encontro e acabou por ceder perante Van de Zandschulp ao quarto match point do neerlandês, que assim fechou o encontro em sets diretos.
Pela primeira vez desde 2022, Botic van de Zandschulp alcançou a 3.ª ronda do Open da Austrália. A tarefa de chegar à 4.ª ronda não será fácil, já que Novak Djokovic será o seu próximo adversário em Melbourne.
