Recorde as incidências da partida
"Estou tão feliz por ter vencido, assim posso jogar mais uma vez. Espero ainda conseguir fazer um bom encontro", disse ao público que o aplaudia o suíço de 40 anos, que já anunciou que 2026 será a sua última época.
Vencedor de três títulos do Grand Slam (incluindo também Roland-Garros 2015 e o US Open 2016), numa altura de domínio do Big 3 Federer-Nadal-Djokovic, Wawrinka não ultrapassava a 1.ª ronda na Austrália desde 2021. Agora, vai tentar chegar à 3.ª ronda frente ao checo Jiri Lehecka (19.º) ou ao francês Arthur Géa (198.º).
"É graças a vocês, malta! Obrigado, obrigado, obrigado", afirmou ao público que o aplaudia efusivamente no final do encontro. De facto, os adeptos estavam totalmente do seu lado e mostraram-no durante todo o jogo.
"É incrível, a única razão para voltar (ano após ano) é este carinho que me dão", acrescentou, vestido com um equipamento azul-claro e branco, nas cores dos courts do Melbourne Park, com um detalhe na lapela a recordar os famosos calções escoceses que usou quando venceu Roland-Garros.
