Open da Austrália: Wawrinka continua em prova após vencer sérvio Laslo Djere (1-3)

Wawrinka esta segunda-feira
Wawrinka esta segunda-feiraWILLIAM WEST/AFP

Na sua última presença no Open da Austrália, Stan Wawrinka venceu esta segunda-feira o sérvio Laslo Djere (92.º) por 5-7, 6-3, 6-4, 7-6 (4) na 1.ª ronda, garantindo assim mais um jogo em Melbourne, onde conquistou em 2014 o primeiro dos seus três títulos do Grand Slam.

Recorde as incidências da partida

"Estou tão feliz por ter vencido, assim posso jogar mais uma vez. Espero ainda conseguir fazer um bom encontro", disse ao público que o aplaudia o suíço de 40 anos, que já anunciou que 2026 será a sua última época.

Vencedor de três títulos do Grand Slam (incluindo também Roland-Garros 2015 e o US Open 2016), numa altura de domínio do Big 3 Federer-Nadal-Djokovic, Wawrinka não ultrapassava a 1.ª ronda na Austrália desde 2021. Agora, vai tentar chegar à 3.ª ronda frente ao checo Jiri Lehecka (19.º) ou ao francês Arthur Géa (198.º).

"É graças a vocês, malta! Obrigado, obrigado, obrigado", afirmou ao público que o aplaudia efusivamente no final do encontro. De facto, os adeptos estavam totalmente do seu lado e mostraram-no durante todo o jogo.

"É incrível, a única razão para voltar (ano após ano) é este carinho que me dão", acrescentou, vestido com um equipamento azul-claro e branco, nas cores dos courts do Melbourne Park, com um detalhe na lapela a recordar os famosos calções escoceses que usou quando venceu Roland-Garros.