Open da Austrália: Wawrinka torna-se o tenista mais velho na terceira ronda desde 1978 (2-3)

Wawrinka derrotou o francês Arthur Gea
Wawrinka derrotou o francês Arthur GeaPAUL CROCK / AFP

Stan Wawrinka tornou-se o tenista mais velho, desde 1978, a qualificar-se para a terceira ronda do torneio do Grand Slam Australian Open. O suíço, de 40 anos, venceu na quarta-feira o francês Arthur Gea por 4-6, 6-3, 3-6, 7-5, 7-6(3).

Recorde as incidências da partida

Wawrinka entrou nesta edição do torneio com um convite especial, naquela que é a sua última época no ATP Tour. O suíço, que conquistou em Melbourne o seu primeiro título do Grand Slam em 2014, resistiu a um duelo extenuante na segunda ronda, que durou quatro horas e trinta e três minutos.

"Estou exausto. Este é o meu último Australian Open, por isso estou a tentar aguentar o máximo possível", admitiu o tricampeão de torneios do Grand Slam.

O suíço tornou-se o jogador mais velho a chegar à terceira ronda em Melbourne Park desde 1978, quando o australiano Ken Rosewall, então com 44 anos, foi eliminado nesta fase, ainda nos antigos courts de relva.

"Não só me diverti imenso, como os adeptos deram-me uma energia incrível. Já não sou novo, por isso preciso mesmo disso. É uma sensação fantástica estar neste court, ouvir tanto barulho, tanto apoio. Foi um encontro longo. Não sei como vou recuperar, mas estou muito feliz", afirmou Wawrinka.

"Vou sempre dar tudo em campo... Muito obrigado por estarem aqui", dirigiu-se aos adeptos.

Como irá o suíço celebrar mais uma vitória no seu 75.º torneio do Grand Slam?

"Talvez vá beber uma cerveja. Acho que mereço uma!", comentou o tenista de 40 anos.

Na 3.ª ronda, o tricampeão de torneios do Grand Slam vai defrontar o norte-americano Taylor Fritz, nono cabeça de série.