Mais

Open da Austrália: Zverev entre Djokovic e outra final do Grand Slam, Sinner enfrenta Shelton

Novak Djokovic celebra durante o seu jogo contra Carlos Alcaraz nos quartos de final
Novak Djokovic celebra durante o seu jogo contra Carlos Alcaraz nos quartos de finalMike Frey-Imagn Images
Novak Djokovic (37 anos) enfrenta Alexander Zverev (27) nas meias-finais do Open da Austrália, esta sexta-feira, com a candidatura do sérvio a um recorde de 25.º título do Grand Slam a ganhar força na altura certa.

Djokovic, que está à procura do 11.º título em Melbourne Park, mostrou todas as suas qualidades de lutador numa intensa vitória nos quartos de final sobre Carlos Alcaraz (21) e o veterano enfrenta outra enorme tarefa para superar o segundo cabeça de série, Zverev.

O número um mundial Jannik Sinner (23 anos) também estará em ação quando continuar a sua defesa do título contra o americano Ben Shelton (22 anos), 21.º cabeça de série, na sessão noturna na Rod Laver Arena.

Djokovic preparado para o desafio de Zverev

Djokovic e Zverev já se encontraram 12 vezes antes, com o sérvio a vencer em oito ocasiões, incluindo o seu último encontro no Open de Cincinnati de 2023.

Zverev, que lutou para atingir a melhor forma durante duas temporadas interrompidas por lesões graves, voltou ao seu melhor no ano passado, vencendo os títulos Masters 1000 em Roma e Paris, além de terminar em segundo lugar no Open de França.

O alemão eliminou o americano Tommy Paul, 12.º cabeça de série, na última ronda, para chegar à terceira meia-final do Open da Austrália, e acredita que tem o que é preciso para levar a melhor sobre Djokovic.

Alexander Zverev vai tentar travar Novak Djokovic
Alexander Zverev vai tentar travar Novak DjokovicMike Frey-Imagn Images

"Vou preparar-me para um jogo muito intenso e de alto nível", disse Zverev aos jornalistas.

"Sei que tenho o nível necessário. Espero poder fazer isso de novo (vencê-lo)", acrescentou.

Aos 27 anos, o segundo cabeça de série ainda procura o seu primeiro título do Grand Slam e espera tornar-se o primeiro alemão a vencer o Open da Austrália desde Boris Becker, em 1996.

Djokovic, o último membro do "Big Three" ainda de pé após as retiradas de Roger Federer e Rafa Nadal, parecia prejudicado por uma lesão no início de sua emocionante vitória sobre Alcaraz, mas espera estar a lutar em forma para enfrentar Zverev.

"Vai ser definitivamente um desafio em todos os aspectos, quer dizer, vou defrontar Zverev, que está em grande forma, e vai disputar o seu primeiro Grand Slam", disse Djokovic.

"Acho que ele adora as condições. Tem um grande serviço. É um adversário muito perigoso nesta superfície, contra qualquer um. O dia extra sem jogo chega numa boa altura. Vou tentar fazer o máximo que puder com a minha equipa de recuperação... Mas se conseguir, de alguma forma, estar suficientemente bem fisicamente, penso que mentalmente e emocionalmente estou tão motivada quanto possível", acrescentou

Sinner procura manter a vantagem sobre Shelton

Jannik Sinner é o favorito na sua meia-final com Ben Shelton
Jannik Sinner é o favorito na sua meia-final com Ben SheltonMike Frey-Imagn Images

Sinner eliminou facilmente o favorito da casa e oitavo cabeça de série, Alex de Minaur, nos quartos de final, e parece ter ultrapassado o problema médico que o deixou tonto e a tremer contra Holger Rune.

Enquanto Sinner está na sua quinta meia-final do Grand Slam, Shelton, que se tornou profissional em 2022, vai jogar apenas a sua segunda, depois de ter chegado aos últimos quatro no Open dos EUA de 2023.

Sinner tem um recorde de 4-1 no confronto direto contra Shelton, mas o italiano de 23 anos permanece cauteloso antes do confronto.

Será que Ben Shelton pode causar uma grande reviravolta?
Será que Ben Shelton pode causar uma grande reviravolta?Mike Frey-Imagn Images

"É um dos maiores saques que temos no circuito", disse Sinner.

"É um jogador muito agressivo, um jogador polivalente. Consegue ir à rede. Consegue ficar atrás. É um jogo difícil para nós os dois. Conhecemo-nos um pouco melhor agora. Tivemos alguns jogos difíceis no ano passado, por isso vamos ver o que nos espera", acrescentou.

Ordem dos jogos de sexta-feira:

Final de pares mistos:

Kimberly Birrell/John-Patrick Smith contra Olivia Gadecki/John Peers - 01:00

Meias-finais de singulares masculinos:

Novak Djokovic vs Alexander Zverev - 03:30

Jannik Sinner vs Ben Shelton - 08:30