Sinner venceu o seu primeiro Grand Slam no ano passado em Melbourne contra o russo Daniil Medvedev, abrindo uma temporada de sucesso que também o levou a conquistar o US Open e o ATP Finals.
No entanto, tudo foi ofuscado por um teste de doping positivo que ainda o persegue no início desta época. O italiano foi ilibado pela Agência Internacional para a Integridade do Ténis, mas aguarda o resultado de um recurso interposto pela Agência Mundial Antidopagem.
A caminho de um possível segundo título em Melbourne, o italiano de 23 anos poderá encontrar o grego Stefanos Tsitsipas ou o australiano Alex de Miñaur nos quartos de final e Medvedev nas meias-finais.
O laureado sérvio Novak Djokovic terá um percurso difícil para tentar conquistar o seu 11.º Open da Austrália e o 25.º Grand Slam.
Na primeira ronda, vai defrontar o jovem americano Nisheh Basavareddy, convidado pelos organizadores. Nos oitavos de final, poderá encontrar o búlgaro Grigor Dimitrov, número 10 do mundo; nos quartos de final, o espanhol Carlos Alcaraz (n.º 3), e nas meias-finais, o alemão Alexander Zverev.
O jovem espanhol vai começar o torneio contra o cazaque Alexander Shevchenko, que recentemente derrotou o número 11 do mundo Tsitsipas na Taça dos Estados Unidos.
Zverev, o número dois do mundo, foi sorteado na primeira ronda contra o convidado francês Lucas Pouille.
No sorteio feminino, duas das favoritas tiveram pouca sorte.
A número um do mundo e vencedora dos dois últimos Grand Slams australianos, a bielorrussa Aryna Sabalenka, iniciará a defesa do seu título contra a antiga campeã do US Open, Sloane Stephens.
Na mesma metade do sorteio, a americana Coco Gauff, número 3 do mundo, vai encontrar a compatriota Sofia Kenin, vencedora na Austrália em 2020, na primeira ronda.
A segunda cabeça de série Iga Swiatek terá um primeiro cruzamento mais fácil contra a especialista checa em duplas Katerina Siniakova, mas no caminho para uma possível final poderá enfrentar Elena Rybakina do Cazaquistão (n.º 6) e Jasmine Paolini de Itália (n.º 4).
A espanhola Paula Badosa (n.º 11) foi sorteada contra a chinesa Wang Xinyu e a brasileira Beatriz Haddad Maia vai enfrentar uma das jogadoras das rondas de qualificação.