Mais

Ténis: Djokovic e Carlos Alcaraz elogiam jovem João Fonseca

João Fonseca venceu Rublev na sua estreia num Grand Slam
João Fonseca venceu Rublev na sua estreia num Grand SlamDubreuil Corinne/ABACA / Abaca Press / Profimedia

Novak Djokovic (37 anos) vê em João Fonseca (18 anos) um pouco de si próprio enquanto jovem jogador e saudou particularmente a perspetiva de um talento de topo vindo do Brasil.

João Fonseca foi o tema de conversa em Melbourne Park depois de derrotar o russo Andrey Rublev, nono cabeça de série, na ronda inaugural do Open da Austrália, a sua estreia no Grand Slam, na terça-feira à noite.

Djokovic, que se manteve no caminho certo para o seu 11.º título em Melbourne Park ao vencer o qualifier Jaime Faria na quarta-feira, disse que se encontrou com João Fonseca pela primeira vez logo após o seu jogo da segunda ronda.

"Tenho acompanhado a sua ascensão e adoro a forma como joga os grandes pontos. É corajoso, bate muito bem e é um jogador completo", disse o 24 vezes campeão do Grand Slam.

"Vejo um pouco do meu jogo no jogo dele, em particular quando tinha a idade dele, quando se tenta fazer os golpes de forma descuidada, mostrando apenas aquilo de que se é capaz".

"Ele tem o potencial para ir muito longe, mostrou-o num grande palco. O futuro é brilhante para ele, sem dúvida, se continuar assim", acrescentou.

Djokovic disse ter ficado impressionado com a forma como Fonseca lidou com a pressão de jogar um jogo noturno num dos showcourts de Melbourne Park na terça-feira.

"São tempos emocionantes para o Brasil, mas também para todo o mundo do ténis, porque um jogador e uma pessoa tão jovens serem capazes de jogar tão bem num grande palco é impressionante", disse.

"É muito importante para o nosso desporto ter um jogador muito bom a vir do Brasil. Acho que eles não têm um jogador desse calibre desde Guga Kuerten".

Djokovic viu de perto dois outros estreantes em Grand Slams nos seus dois primeiros jogos no seu 20.º Open da Austrália, com Jaime Faria, de 21 anos, e o jovem americano Nishesh Basavareddy a ganharem-lhe um set.

"Já tive muitos jogos na minha carreira em que defrontei adversários que nunca tinha enfrentado antes. Eles saíram a disparar, basicamente sem nada a perder", disse.

"No geral, foi mais um grande teste. Mais um jogo de três horas, consecutivo, contra os mais jovens. Mais uma vez, estou satisfeito com a forma como terminei o jogo. Boa forma, boa mentalidade".

Fonseca "incrível"

Alcaraz também ficou bem impressionado com o brasileiro.

"O que é que posso dizer sobre isto? Simplesmente incrível. Quero dizer, a forma como ele jogou o seu primeiro encontro de Grand Slam contra o seu primeiro jogador do top 10, é inacreditável", disse o espanhol depois de passar à terceira ronda em Melbourne.

"A forma como abordou o jogo, como lidou com tudo, com os nervos, com o jogo em geral, foi fantástica. Ele vai lá estar", acrescentou sobre o facto de Fonseca, 112.º do ranking, estar a fazer sucesso.

"É apenas o início do ano, apenas uma vitória num Grand Slam, mas ele vai estar lá. Vamos colocar o nome de João Fonseca na lista dos melhores jogadores do mundo muito em breve", garantiu.

João Fonseca apoiou a sua coroa NextGen ao ganhar um título ATP Challenger Tour em Camberra este mês.

Depois, passou a eliminatória em Melbourne Park e está agora numa série de 14 vitórias consecutivas contra o seu próximo adversário, o italiano Lorenzo Sonego, que ocupa a posição 55 do ranking.

"Com certeza, o NextGen deu-me confiança. Quer dizer, estou a jogar um excelente ténis, por isso tenho de aproveitar este momento para dar o meu melhor", disse Fonseca depois de vencer o russo Rublev.

"Acho que, quando cheguei aqui, o meu primeiro objetivo era qualificar-me para o sorteio principal. Claro que agora as minhas expectativas são maiores", acrescentou.