Ténis: Jaime Faria defronta Arthur Cazaux na primeira ronda do Open da Austrália

Jaime Faria em ação
Jaime Faria em açãoKleber Osorio / Alamy / Profimedia

O tenista português Jaime Faria vai defrontar o francês Arthur Cazaux na ronda inicial do Open da Austrália, o primeiro torneio do Grand Slam da temporada, de acordo com o sorteio, realizado esta madrugada.

Acompanhe as incidências da partida

Esta será a primeira vez que o lisboeta de 22 anos, 151.º do mundo, vai defrontar Cazaux, de 23 anos, atualmente número 67 do ranking ATP Tour.

Jaime Faria conseguiu entrar no quadro principal do Open da Austrália após ter vencido, esta madrugada, Marco Trungelliti na final da qualificação, por 7-6 (7-5) e 6-3, ao fim de uma hora e 37 minutos.

O encontro começou equilibrado e foi só no tie break do primeiro set que o português conseguiu superiorizar-se ao veterano argentino de 35 anos, número 130 do ranking ATP.

Trungelliti, 18.º cabeça de série da qualificação do Open da Austrália, pareceu acusar o desaire e entrou mal no segundo parcial, permitindo a Faria quebrar os primeiros dois jogos de serviço do argentino.

Com ambos os tenistas a falharem muito no serviço, acabou por ser o lisboeta a conseguir fechar a partida.

O também português Nuno Borges, que teve entrada direta no quadro principal do Open da Austrália, vai defrontar Felix Auger-Aliassime, número sete do mundo.

O maiato, 46.º do ranking da ATP Tour, enfrentou o canadiano apenas uma vez na carreira, nos oitavos de final do torneio ATP500 do Dubai, em fevereiro de 2025. Borges venceu então o primeiro parcial, mas acabou por perder por 4-6, 6-3 e 7-5.

Na quarta-feira, antes de viajar para Melbourne, Borges foi eliminado na segunda ronda do torneio ATP250 de Auckland, na Nova Zelândia, depois de perder com o norte-americano Elito Spizzirri, em dois 'sets'.

Na edição de 2025, o português de 28 anos chegou à terceira ronda, tendo sido batido pelo terceiro cabeça de série, o espanhol Carlos Alcaraz, em quatro parciais.

O sorteio da variante de pares, que inclui a dupla composta pelo português Francisco Cabral e pelo austríaco Lucas Miedler, está marcado para sábado, às 15:00 (04:00 em Lisboa).

Os jogos do quadro principal do Open da Austrália começam no domingo e decorrem até 01 de fevereiro.