O russo chegou a três das últimas quatro finais em Melbourne Park, derrotado por Novak Djokovic em 2021 antes de uma derrota dolorosa para Rafael Nadal um ano depois. Ele implodiu contra Sinner no ano passado, caindo em cinco sets depois de estar dois acima.
Medvedev atrasou a sua chegada à Austrália este ano devido ao nascimento do seu segundo filho e não joga desde o ATP Finals em novembro. Mas o número cinco mundial disse que isso só lhe deu mais tempo para se preparar.
"Não quero fazer grandes declarações, mas senti que foi uma das melhores pré-temporadas que fiz. Sinto-me ótimo, porque me deu mais tempo para treinar. Acho que vamos ver muitas coisas interessantes da minha parte, e estou ansioso por isso", afirmou.
O jogador de 28 anos, cujo único grande sucesso foi o US Open em 2021, não conseguiu ganhar um título no ano passado, enquanto Sinner e Alcaraz se tornaram os reis do Grand Slam. Mas está pronto para melhorar o seu jogo e enfrentar o desafio.
"No ano passado, exceto no Open da Austrália, fui menos perturbador porque o Carlos e o Jannik estavam a ganhar-me muitas vezes. Em muitos torneios, estava a chegar a boas fases, mas não os conseguia vencer. Gostaria de voltar a ser... digamos, um perturbador, porque isso significa que poderei chegar a essas fases mais avançadas e vencê-las", disse.
"Neste momento, eles são claramente os favoritos, e isso é normal. Tento desenvolver algo (na época baixa) e vamos ver se resulta", completou.
Medvedev vai abrir a sua campanha contra o wildcard tailandês Kasidit Samrej.