O suíço de 40 anos, que ergueu o troféu do Australian Open em 2014, anunciou no mês passado que pendurará a raquete no final de 2026, encerrando uma carreira profissional de 24 anos.
Atualmente no 157.º lugar do ranking mundial, já não tem entrada direta nos quadros principais dos Grand Slams e necessita de um wildcard para participar.
"Na verdade, não sei. Para mim, estou a levar semana a semana", afirmou Wawrinka este domingo, quando questionado sobre a possibilidade de receber um wildcard para o Australian Open durante a United Cup.
"Quando recebo boas notícias, como aconteceu para jogar aqui e o wildcard para Auckland, fico muito contente. Fico mesmo feliz quando me atribuem um. Quando não recebo, está tudo bem, sigo para o próximo torneio", acrescentou.
Wawrinka precisou de um wildcard para o torneio do ano passado, mas foi eliminado na primeira ronda pela terceira época consecutiva.
Os organizadores do Australian Open ainda não divulgaram a lista completa dos jogadores que vão receber wildcard para o torneio que arranca a 18 de janeiro.
No início desta semana, atribuíram um wildcard à Venus Williams, de 45 anos, que se prepara para ser a mulher mais velha a disputar o quadro principal.
Os colegas suíços de Wawrinka na United Cup consideram que a sua presença deveria ser automática, com Luca Castelnuovo a afirmar que era "óbvio", enquanto Belinda Bencic foi ainda mais assertiva.
"Nem sequer é uma questão. Não sei o que estão à espera", disse Bencic.
Quanto a Wawrinka, já passou mais de seis horas em court em dois encontros neste início de época exigente, tendo vencido o francês Arthur Rinderknech em três sets, mas perdido frente ao italiano Flavio Cobolli noutro duelo à melhor de três sets no domingo.
"É o meu último ano, por isso preciso de passar o máximo de tempo possível em court, para garantir que isso acontece em cada encontro", brincou.
"No geral, estou bastante satisfeito com o meu nível. Claro que teria gostado de vencer. Para mim, tive dois dias seguidos, dois grandes encontros. Consigo ver que fisicamente estou bem. Sinto-me bem neste início de época", concluiu.
