Recorde aqui as incidências do encontro
A vitória deu a Heliovaara e Patten o segundo título do Grand Slam, depois de terem triunfado em Wimbledon no ano passado, enquanto para os italianos foi mais um desgosto, depois de terem perdido as finais do Open da Austrália e do Open de França no ano passado.
"Teria conseguido sem ti, Henry? Acho que não. Num desporto de equipa, o de pares, o mais importante é encontrar um bom parceiro e eu consegui fazê-lo muito bem, não só no campo de ténis, mas também fora dele, somos tão bons amigos. E penso que é isso que nos mantém unidps no campo de ténis e nos traz títulos como este, estou muito grato", disse Heliovaara.
Os terceiros cabeças-de-série italianos começaram com força, quebrando o serviço no jogo de abertura, e depois de falharem o serviço no primeiro set a 5-4, prevaleceram num emocionante tiebreak para ganhar um primeiro set de 87 minutos.
Heliovaara e Patten, sextos cabeças-de-série, levaram a melhor num desempate muito mais curto para forçar um terceiro set e, depois de um break inicial que lhes permitiu uma vantagem de 3-0, salvaram três break points para manter o serviço e vencer após mais de três horas em court.