Recorde as incidências do encontro
Birrell e Smith ganharam uma vantagem de 3-0 no primeiro set e mantiveram-se firmes para fechar o jogo em 34 minutos.
Gadecki e Peers empataram a contenda num segundo set apertado antes de vencerem o tiebreak de 10 pontos para se tornarem a quarta dupla australiana na era Open a ganhar o título de pares mistos.
Para Olivia, foi o seu primeiro título de pares mistos do Grand Slam, enquanto para Peers foi o segundo, depois de ter vencido o Open dos Estados Unidos de 2022 nesta categoria. O tenista de 36 anos também conquistou o ouro em duplas masculinas nos Jogos Olímpicos de Paris com o compatriota Matthew Ebden e no Aberto da Austrália de 2017 ao lado do finlandês Henri Kontinen.
"Gostaria de reconhecer o fantástico trabalho de Kim e JP. É tão bom jogar numa final totalmente australiana", disse o já mencionado Gadecki após o jogo.
"Muito obrigado por terem jogado comigo, Peersy, e por me terem deixado entrar na onda", disse.
Smith, que também foi vice-campeã de pares mistos em Melbourne Park em 2019, teria esperado um resultado mais favorável no seu 36.º aniversário.
"Lamento que não tenhamos podido fazê-lo no teu aniversário, mas espero que (cantar) compense um pouco", disse Birrell, enquanto pedia ao público que cantasse os parabéns a Smith.
Este jogo foi a primeira final australiana do torneio na era Open. É também o 14.º Open da Austrália em que um jogador local foi coroado campeão em pelo menos uma categoria.