Recorde as incidências da partida
Badosa perdeu o seu primeiro confronto com Oksana Selekhmeteva 6-4 6-4 após dois sets muito disputados de 50 minutos, em que teve dificuldades em encontrar o seu melhor ténis.
A número 26 do mundo deverá descer pelo menos 40 lugares no ranking WTA, depois de não conseguir defender os pontos conquistados na sua impressionante caminhada até às meias-finais em Melbourne no ano passado.
Humilde como sempre, Badosa começou a conversa pós-jogo com o Flashscore destacando a sua adversária Selekhmeteva, que lutou muito para salvar nove dos 12 pontos de break.
"Antes de mais, elogios para ela (Selekhmeteva)", afirmou Badosa.
"Ela jogou um ténis de qualidade. Esteve a um nível muito bom. Do meu lado do campo, não me senti eu própria. Não senti que estava a jogar bom ténis. Estive desconfortável desde o início. É o que é – tenho de aceitar e continuar a trabalhar".
Considerada uma das 10 melhores servidoras do circuito WTA nos últimos 52 semanas segundo o sistema de classificação Elo, Badosa registou apenas 47% de primeiros serviços no primeiro set e venceu só 53% dos pontos com o primeiro serviço, enquanto um ligeiro ajuste entre sets permitiu melhorar um pouco as estatísticas, mas não foi suficiente para evitar a derrota.
Os ventos frios e pouco habituais para o verão não ajudaram, mas Badosa explicou que tem vindo a debater-se com problemas no serviço desde o início da época.
"Estava um pouco de vento e isso estava a afetar um pouco o meu serviço", disse Badosa.
"Ultimamente não tenho estado bem com o meu serviço, e é um dos meus melhores golpes, por isso vou ter de ir para casa e continuar a trabalhar nisso. Espero que nos próximos torneios volte a funcionar".
"Penso que (o vento) afetou ambas, por isso tenho de ser justa. Sem dúvida que não me ajudou. Jogar contra uma canhota, ela fez tudo muito bem com os ângulos e deixou-me desconfortável desde o início."
O ranking em tempo real de Badosa caiu de 26.ª para 66.ª devido à sua saída precoce, e embora isso ainda possa mudar até ao final do torneio, vai obrigá-la a muito trabalho quando o circuito seguir para o Médio Oriente em fevereiro.
