A estrela japonesa de 25 anos deu à luz a filha Shai em julho e não joga desde setembro de 2022, quando fez sua última aparição em um torneio no Pan Pacific Open em Tóquio. Em entrevista à ESPN no US Open, na quarta-feira, Osaka respondeu "sim" quando questionada se estaria em Melbourne no início do próximo ano.
Osaka, que participou num fórum sobre saúde mental com a lenda da natação Michael Phelps em Flushing Meadows, disse que estava a prever um regresso a tempo inteiro ao circuito feminino em 2024.

"Definitivamente, são muito mais torneios do que eu costumava jogar", disse Osaka: "Acho que é porque me apercebo de que não sei como vai ser o início do ano para mim. "Não conheço o nível de jogo e acho que tenho de ir com calma, por isso, no mínimo, vou preparar-me para um final de ano muito bom."
A jogadora mais bem classificada do mundo em 2019, Osaka - que cresceu nos Estados Unidos - está agora classificada em 603.º lugar.
Ela ganhou quatro títulos de singulares do Grand Slam com triunfos no Open da Austrália em 2019 e 2021 e no Open dos EUA em 2018 e 2020.