A americana, que em maio anunciou uma paragem indefinida do desporto devido a problemas de saúde mental e esgotamento, iniciou a sua campanha em Melbourne eliminando a russa Liudmila Samsonova, 13.ª cabeça de série, por 6-3 e 6-4.
Anisimova, semifinalista do Open de França em 2019 e antiga número 21 do mundo, destacou-se com vitórias abrangentes sobre a argentina Nadia Podoroska e a antiga número dois do mundo Paula Badosa nas duas rondas seguintes.
"Estou muito orgulhosa de mim própria", disse Anisimova aos jornalistas: "Não tinha a certeza se devia esperar ter uma boa exibição. Porque muitas pessoas diziam: 'não cries demasiadas expectativas em relação a ti própria. Tiraste muito tempo de férias. Não fiques muito abatida se não te saíres bem nestes torneios'. Aceitei isso um pouco, mas continuei a esperar muito de mim. Mas, ao mesmo tempo, ia ficar contente, quer perdesse na primeira ronda, quer me saísse bem. Estou muito feliz por ter conseguido chegar até aqui, mas ainda acho que posso fazer mais."
Atualmente no 442.º lugar do mundo, Anisimova pode esperar uma grande subida no seu ranking ao atingir a quarta ronda de Melbourne Park pela terceira vez.
No entanto, terá de estar ao seu melhor nível para ir mais longe, pois a sua próxima adversária é a atual campeã em título, Aryna Sabalenka.