Reveja aqui as principais incidências da partida
O britânico Jacob Fearnley acalmou o notoriamente ruidoso público noturno de Melbourne na John Cain Arena com uma vitória controlada por 7-6(3), 6-3, 7-6(2) sobre o finalista de Wimbledon de 2022. O australiano só regressou após 18 meses de ausência em Brisbane no início deste mês, na sequência de uma cirurgia ao joelho e de uma reconstrução do pulso.
Kyrgios retirou-se de um jogo de exibição contra Novak Djokovic há quatro dias com uma distensão abdominal, levantando novas preocupações sobre a sua condição física. As preocupações foram confirmadas quando, no seu primeiro jogo do Open da Austrália desde 2022, Kyrgios falou várias vezes com os fisioterapeutas no segundo set, depois de sentir dores enquanto servia.
"Tenho pena do Nick", disse Fearnley. "Percebi que ele estava a lidar com alguns problemas. Eu sabia que não ia conseguir ter-vos do meu lado. Por isso, estava a tentar concentrar-me em mim, a tentar jogar o meu jogo e a fazer o melhor que podia para tentar ultrapassar cada ponto. Penso que, tendo em conta tudo o que foi dito, foi provavelmente o melhor jogo que já fiz".
No primeiro set, as oportunidades de break foram escassas, com o grande serviço a dominar. Mas o número 92 do mundo, Fearnley, tomou a iniciativa no tiebreak, chegando a uma vantagem de 6-1 através de um passe cruzado e um ás.
Kyrgios salvou os dois primeiros de cinco set points com saques rápidos, mas Fearnley, que fazia sua estreia no Aberto da Austrália, fechou o set em 45 minutos. O impetuoso Kyrgios, que tinha estado a falar com o seu treinador durante todo o primeiro set, explodiu numa tirada verbal na direção da sua equipa durante o intervalo entre os sets.
Fearnley, apenas na sua segunda participação num Grand Slam, não se deixou intimidar e quebrou logo no início do segundo set, fechando-o confortavelmente.
"Qual é o objetivo, rapazes?" , gritou Kyrgios para a sua equipa, numa das suas explosões mais suaves: "Vou continuar a jogar até não poder mais."
Fearnley conseguiu mais um break no terceiro ponto, mas o derradeiro showman Kyrgios teve um último floreado para os seus fãs. Estava claramente a sofrer, mas recuperou o break e depois encontrou mais algumas reservas para servir para amor e liderar por 4-3, provocando o maior rugido da noite.
Kyrgios estava cheio de energia e provocou mais um grande aplauso quando conseguiu um set point quando Fearnley serviu a 4-5, mas mais uma vez o britânico manteve a calma para afastar qualquer perigo.
Fearnley venceu o encontro noutro tiebreak e passou em duas horas e 19 minutos à segunda ronda, onde vai defrontar Arthur Cazaux, de França. Esta foi apenas a terceira vitória em jogos do ATP Main Tour para Fearnley, que conquistou quatro títulos de nível Challenger no ano passado.
