Mais

Open da Austrália: Rune destaca jogo paciente como segredo para bater Berettini

Rune celebra a sua vitória enfática contra Berettini
Rune celebra a sua vitória enfática contra BerettiniAdrian Dennis / AFP / AFP / Profimedia
Após a vitória contra Matteo Berettini na segunda ronda do Open da Austrália, Holger Rune sublinhou que a paciência é a chave para vencer jogos longos.

A estrela dinamarquesa do ténis, de 21 anos, mostrou grande maturidade e paciência durante a sua vitória em quatro sets sobre o italiano Matteo Berrettini no Open da Austrália, na manhã de quinta-feira.

A paciência fazia claramente parte do seu plano tático contra o italiano. Além disso, Rune também fez um intervalo extra entre os pontos para preservar a sua concentração mental durante a partida contra Berettini.

"Penso muito no facto de estes jogos serem disputados em cinco sets. Não se pode entrar pensando que vai ser uma luta rápida. É uma maratona, não um sprint", disse Rune após a sua vitória no Kanal 5 dinamarquês.

"Tento usar mais tempo entre os pontos para respirar, porque a dinâmica pode mudar rapidamente. Se tivesse perdido o quarto set de repente, poderia ter usado toda a minha energia mental antes do quinto set".

O dinamarquês ficou muito satisfeito com o seu jogo na vitória por 7-6, 2-6, 6-3 e 7-6 sobre Berettini, de 28 anos, cujo serviço é sempre difícil de quebrar.

"Penso que aumentei imenso o nível desde o meu primeiro jogo aqui", disse Rune referindo-se à vitória em cinco sets na primeira ronda contra Zhizhen Zhang.

Na terceira ronda, Rune vai defrontar o sérvio Miomir Kecmanovic, de 25 anos, que é o número 51 do mundo, enquanto Rune é o número 13.

Os dois já se defrontaram duas vezes, com uma vitória para cada um. Ambos os jogos foram em 2023. Segundo Rune, tem de encontrar uma forma de ultrapassar um jogador que não tem muitos pontos fracos no seu jogo.

"Ele tem um bom forehand e um bom backhand. De um modo geral, não tem pontos fracos", afirmou Holger Rune.

Kecmanovic venceu surpreendentemente na segunda ronda o polaco Hubert Hurkacz, 18.º cabeça de série. O vencedor de Kecmanovic e Rune poderá encontrar o primeiro classificado, Jannik Sinner, na quarta ronda.

Sinner vai defrontar o americano Marcos Giron na terceira ronda.