Recorde as incidências da partida
Badosa, décima primeira cabeça de série, fez uma corajosa corrida em Melbourne Park, eliminando uma das favoritas do torneio, Coco Gauff, nos quartos de final, a caminho da sua primeira meia-final de um Grand Slam.
A vitória veio depois de quase ter abandonado o desporto na época passada, enquanto lutava contra uma lesão crónica nas costas.
No entanto, a cabeça de série Sabalenka provou estar a outro nível, somando 32 winners no encontro e deixando Badosa a correr atrás das sombras sob as luzes da Rod Laver Arena.
"Com a Aryna, são mais os vencedores em todo o lado", disse Badosa aos jornalistas, depois de ter sofrido a sua sexta derrota em oito jogos contra a bielorrussa.
"Às vezes, não sei, estou só a andar pelo campo porque sinto que ela está a jogar PlayStation. Hoje ela estava assim. Por isso, às vezes penso: 'O que está a acontecer? Nem sequer tenho tempo para pensar", acrescentou.
Badosa esteve em vantagem durante alguns momentos no primeiro set. Chegou a liderar por 2-0 e tinha 40-0 no serviço depois de a atual campeã ter sido quebrada num início confuso.
Mas Sabalenka aguentou-se e venceu o encontro para garantir a sua terceira final consecutiva no Open da Austrália.
As duas tenistas são grandes amigas fora do court e Sabalenka prometeu, durante a sua entrevista no court, que levaria Badosa às compras assim que o espanhol tivesse processado a derrota.
"Vai ser algo muito caro porque agora acho que ela duplicou o prémio monetário", disse Badosa.
"Por isso, acho que ela não vai ter problemas com isso", acrescentou.
A dupla foi vista pelas câmaras a trocar gracejos fora do court logo após o jogo e não houve ressentimentos por parte de Badosa.
A espanhola foi questionada na conferência de imprensa após o jogo sobre o que tinha dito a Sabalenka.
"Que era realmente injusto para mim que ela tivesse jogado a este nível hoje", disse, com um sorriso.
"Eu estava à espera, claro, de um bom nível, mas talvez não tanto. Ela veio ter comigo para me dizer que tinha jogado três meias-finais antes de ganhar um título. Estava muito orgulhosa da minha melhoria nos últimos tempos, especialmente com tudo o que tenho passado", acrescentou.
