Recorde as incidências da partida
A número um mundial dominou a wildcard francesa Tiantsoa Rakotomanga Rajaonah por 6-4, 6-1, ao tentar conquistar o seu terceiro título em Melbourne nos últimos quatro anos.
A bielorrussa vai defrontar Anastasia Pavlyuchenkova, da Rússia, ou a qualifier chinesa Bai Zhuoxuan na próxima ronda.
Sabalenka, que perdeu a final do ano passado, afirmou que o primeiro encontro de um Grand Slam é sempre complicado, sobretudo contra uma adversária que nunca tinha enfrentado.
Sabalenka tem procurado diversificar o seu jogo, incluindo subidas à rede mais frequentes, e considera que essa variedade a tornou uma jogadora mais completa.
"Estive claramente a trabalhar o serviço e a subida à rede. Estou muito satisfeita por conseguir fazê-lo durante o encontro", disse.
"Sabe, treinar é uma coisa, mas conseguir ser destemida e ir para a rede durante o jogo é outra. Estou mesmo orgulhosa por conseguir mostrar este ténis", acrescentou.
Sabalenka começa de forma irregular
Aos 27 anos, e depois de vencer o Brisbane International no arranque da época, Sabalenka entrou mal ao perder os três primeiros pontos do encontro no seu serviço.
Com Roger Federer a assistir, Sabalenka recuperou para igualar, mas voltou a falhar e ficou em desvantagem perante uma Rod Laver Arena surpreendida.
Sabalenka, favorita a conquistar o seu quinto título de Grand Slam, restabeleceu a igualdade, mas se esperava que a combativa número 118 mundial cedesse, isso não aconteceu de imediato.
A campeã em título do US Open pediu desculpa à sua adversária, considerada outsider, no 4-4, depois de disparar uma direita que atingiu a cabeça da jovem de 20 anos.
O número de erros de Sabalenka estava a aumentar, mas acabou por quebrar a resistência de Rakotomanga Rajaonah para vencer o primeiro set e depois fechar tranquilamente o segundo.
"Fiquei muito contente por ter encontrado o meu nível", afirmou Sabalenka, que cometeu 13 erros não forçados no primeiro set.
"É sempre complicado jogar contra alguém jovem, que não conheces, e canhota", acrescentou.
Sabalenka admitiu ter sentido pressão com Federer e Rod Laver a assistir junto ao campo.
"Espero que tenham gostado de ver-me jogar, nem que seja só um pouco", disse na entrevista em campo.
"Posso tirar uma fotografia convosco, por favor?", questionou.
Sabalenka foi surpreendida na final de Melbourne por Madison Keys, dos Estados Unidos, há um ano.
