Ténis: Ofner perde na qualificação do Open da Austrália após celebração precoce (2-1)

Sebastian Ofner caiu na qualificação do Australian Open da forma mais insólita
Sebastian Ofner caiu na qualificação do Australian Open da forma mais insólitaGeoff Burke-Imagn Images

Sebastian Ofner dificilmente voltará a esquecer as regras do desporto depois de uma celebração antecipada da vitória se ter transformado num autêntico pesadelo frente a Nishesh Basavareddy, na qualificação do Australian Open, esta quarta-feira.

Recorde as incidências do encontro

O austríaco Ofner parecia encaminhar-se para a próxima ronda quando alcançou uma vantagem confortável de 6-1 no tie-break do set decisivo frente ao norte-americano de 20 anos Basavareddy.

Depois de conquistar mais um ponto e colocar-se a vencer por 7-1, ⁠Ofner começou a festejar e dirigiu-se confiante para a rede – aparentemente esquecendo-se de que, no tie-break do set final, são necessários 10 pontos para vencer, e não os habituais sete.

A expressão de Ofner denunciava o embaraço ao aperceber-se do erro, enquanto regressava cabisbaixo à linha de fundo, mas o estrago já estava feito e Basavareddy ganhou toda a motivação de que precisava.

O que se seguiu foi uma reviravolta dramática, com Basavareddy a vencer oito dos nove pontos seguintes e a conquistar uma surpreendente vitória por 4-6 6-4 7-6 (11) quando tudo parecia perdido.

Basavareddy assinalou a sua impressionante recuperação colocando as mãos no pescoço numa celebração de choke antes de cerrar o punho, enquanto um Ofner desolado limitou-se a cumprimentar o adversário e a pensar no que poderia ter acontecido.

O triunfo teve um sabor especial para o norte-americano, que já no ano passado se destacou como wildcard ao vencer o primeiro set frente ao campeão por dez vezes Novak Djokovic na primeira ronda, antes de ser eliminado.