Mais

Ténis: Open da Austrália rejeita alterações polémicas em pares mistos do US Open

Open dos Estados Unidos está a fazer uma alteração chocante no torneio de pares mistos
Open dos Estados Unidos está a fazer uma alteração chocante no torneio de pares mistosJAMIE SQUIRE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
O Open da Austrália rejeitou, na quinta-feira, a decisão do Open dos Estados Unidos de reformular radicalmente a competição de pares mistos e de a disputar antes do início do torneio principal.

Os responsáveis do ténis americano anunciaram na terça-feira que a competição de pares mistos em Flushing Meadows passaria a ser um evento separado na semana que antecede o sorteio principal, com jogos à melhor de três sets, mas disputados em apenas quatro jogos.

Esta decisão drástica foi criticada por alguns, como o australiano Paul McNamee, antigo número um mundial de pares, que afirmou que desvaloriza o título.

As vencedoras de pares mistos do US Open do ano passado, as italianas Sara Errani e Andrea Vavassori, consideraram as alterações uma "profunda injustiça".

A Tennis Australia disse não ter planos para seguir o exemplo, citando a popularidade dos pares mistos no Grand Slam de abertura do ano.

"Os pares mistos são uma montra fantástica para o ténis e uma das únicas oportunidades no desporto mundial em que homens e mulheres podem competir juntos e uns contra os outros", afirmou num comunicado.

"Todo o nosso verão de ténis, que culmina com o Open da Austrália, visa criar mais oportunidades de emprego para os jogadores, proporcionar mais competição no maior palco e mais prémios em dinheiro".

"Estamos sempre a explorar novas formas de elevar o desporto e, embora a promoção de pares masculinos, femininos e mistos seja uma prioridade fundamental para o AO 26, não temos planos para alterar o atual formato do campeonato de pares mistos no AO".

Os organizadores do US Open afirmaram que a medida "inovadora" foi concebida para atrair mais jogadores de singulares para os pares mistos, limitando potencialmente as oportunidades dos especialistas em pares.

O evento deste ano será composto por apenas 16 equipas, oito das quais terão entrada direta com base na sua classificação combinada de singulares, enquanto outras oito participarão como wildcards.

Cada jogo será à melhor de três sets, mas com sets reduzidos a quatro jogos no primeiro. Não haverá desempate, desempate em quatro iguais e um tie-break de 10 pontos em vez de um terceiro set.

A final será à melhor de três sets a seis jogos, mas também não terá pontuações de vantagem, tie-break a seis e tie-break de 10 pontos em vez do terceiro set.

O torneio de singulares deste ano realizar-se-á de 24 de agosto a 7 de setembro.

Os organizadores do US Open já tinham anunciado outra alteração ao torneio, com o maindraw a começar num domingo, seguindo uma medida semelhante do Open da Austrália.