Mais

Ténis: Simona Halep, ex-número 1 do mundo, recebe convite para o Open da Austrália

Simona Halep em outubro passado
Simona Halep em outubro passadoLO PING FAI/Xinhua via AFP
A romena Simona Halep, antiga número 1 mundial que está a tentar regressar após uma suspensão por doping, recebeu um convite para disputar as eliminatórias do Open da Austrália, informaram esta quarta-feira os organizadores.

Finalista do primeiro Grand Slam da temporada, em 2018, a jogadora de 33 anos tinha caído para 887.ª no ranking, o que teoricamente não lhe dava acesso à qualificação.

Inicialmente suspensa por quatro anos até 2026 por um teste positivo no US Open de 2022 e uma anomalia no seu passaporte biológico, Halep viu o Tribunal Arbitral do Desporto reduzir a sanção para nove meses em março de 2024, permitindo-lhe regressar aos courts já no torneio de Miami. A jogadora nega qualquer dopagem intencional da sua parte.

"Mal posso esperar para voltar à Austrália depois de três anos", disse a romena, que foi eliminada nos oitavos de final pela francesa Alizé Cornet na sua última participação em Melbourne, em 2022.

No lado masculino, Cruz Hewitt, filho do último vencedor do Grand Slam australiano, Lleyton Hewitt (Wimbledon 2002), também recebeu um convite dos organizadores para participar nas rondas de qualificação.

A qualificação para o Open da Austrália terá lugar de 6 a 9 de janeiro de 2025, com os primeiros jogos do sorteio final a serem disputados a 12 de janeiro.