Ténis: Zheng Qinwen desiste do Open da Austrália

Zheng Qinwen em ação
Zheng Qinwen em açãoPEDRO PARDO / AFP

A chinesa Zheng Qinwen, finalista do Open da Austrália em 2024, anunciou esta quinta-feira a sua desistência do primeiro torneio do Grand Slam da temporada (18 de janeiro a 1 de fevereiro), considerando que não está em condições físicas ideais para defender as suas hipóteses em Melbourne.

"Após uma reflexão cuidada com a minha equipa e seguindo recomendação médica, vou infelizmente retirar-me do Open da Austrália 2026", revelou no Instagram a 24.ª jogadora do ranking mundial, que foi eliminada na segunda ronda em Melbourne em 2025.

Operada ao cotovelo direito em julho passado, depois de ter perdido na primeira ronda de Wimbledon, a campeã olímpica dos Jogos de Paris em 2024 regressou ao circuito no final de setembro, no WTA 1000 de Pequim.

No entanto, viu-se obrigada a abandonar na terceira ronda, admitindo ter regressado demasiado cedo ao circuito.

"Apesar de o meu processo de recuperação estar a correr bem e de a pré-época ter decorrido sem problemas, os jogadores têm de estar em excelente forma para disputar um Grand Slam. Neste momento, a minha condição ainda não é a ideal", avaliou Zheng, derrotada pela atual 1.ª do mundo Aryna Sabalenka na final em Melbourne em 2024.