Recorde aqui as incidências do encontro
O favorito da casa, que triunfou no Masters de Monte-Carlo na semana passada, venceu o primeiro set, mas Quinn, classificado em 126.º lugar, lutou valentemente no segundo.
Alcaraz tem tido um início de ano inconsistente, tendo sido eliminado do Open de Miami logo no primeiro obstáculo, em março, enquanto prepara a defesa do título do Open de França. O jovem de 21 anos está a tentar obter o terceiro triunfo na terra batida em Barcelona, depois de ter levantado o troféu em 2022 e 2023. Não pôde participar na última edição devido a uma lesão.
"No ano passado foi muito doloroso não estar aqui, por isso estou muito feliz por poder voltar e jogar aqui novamente, e mais ainda por ganhar. Cometi alguns erros, tive dificuldade em manter o nível, mas estou contente por ter resolvido os problemas que surgiram no segundo set e por ter acabado por ganhar em dois sets", disse Alcaraz à TVE.
Alcaraz salvou todos os cinco break points que enfrentou no primeiro set, quebrando Quinn no terceiro e quinto jogos para uma vantagem de 5-1. O espanhol não conseguiu converter um set point no sétimo jogo, mas fê-lo à terceira vez no serviço, depois de ter aberto um triplo set point. O segundo set foi muito complicado, com os dois jogadores a trocarem breaks em três ocasiões, forçando um tie-break. Alcaraz salvou um set point antes de despachar Quinn com um drop shot para conquistar a vitória.
Antes, o atual campeão do Open de Barcelona, Casper Ruud, passou aos oitavos de final com uma vitória por 6-4 e 6-3 sobre Daniel Elahi Galan. O número 10 do mundo, que procura o seu primeiro troféu da época, arrasou o adversário colombiano com 25 winners e sem enfrentar qualquer break point.
O norueguês Ruud pressionou fortemente o serviço de Galan antes de garantir o único break do primeiro set no décimo jogo. No segundo set, Ruud quebrou para obter uma vantagem de 4-2 e serviu para fechar.
"Estou feliz por estar de volta a Barcelona e conseguir uma vitória em sets diretos. Há um ano, tive uma das melhores semanas da minha vida, por isso as memórias voltaram", disse Ruud.
O francês Arthur Fils venceu o espanhol Pablo Carreno Busta por 7-6(6) e 6-3, enquanto o vice-campeão do ano passado, Stefanos Tsitsipas, esmagou o gigante americano Reilly Opelka por 6-2 e 6-2.