Mais

Ténis: Alcaraz perde com Rune na final de Barcelona e acaba com desconforto muscular (0-2)

Carlos Alcaraz não conseguiu ultrapassar Holger Rune na final do Troféu Conde de Godó
Carlos Alcaraz não conseguiu ultrapassar Holger Rune na final do Troféu Conde de GodóMANAURE QUINTERO / AFP
Carlos Alcaraz não conseguiu agradar aos milhares de adeptos que encheram o court central do Real Club Tenis de Barcelona e foi Holger Rune quem levantou o 72.º Troféu Conde de Godó. O espanhol perdeu o primeiro set no tiebreak e no segundo teve de ser tratado devido a um desconforto muscular na perna direita. A partir daí, foi um passeio triunfal para o dinamarquês, que venceu a partida por 6-7 (6), 2-6.

Recorde aqui as incidências do encontro

Rune entrou em campo com uma ideia clara, evitar o forehand de Alcaraz, e isso funcionou bem, segurando os dois primeiros serviços. Mas Alcaraz tinha outra ideia muito diferente, a de arrasar com o seu serviço, ganhando os dois primeiros jogos em branco, e aproveitar as oportunidades de break à primeira. E assim que conseguiu soltar o braço, o que aconteceu no quinto jogo, quebrou o dinamarquês para ficar com uma vantagem de 3-2 e servir. Tudo estava a correr bem, mas depois o espanhol baixou a guarda e Rune não só recuperou o break como também fez o o serviço seguinte a zero (3-4).

Carlitos precisava de se recompor e não se deixar levar pelas emoções. E, embora tenha voltado a servir com autoridade, o dinamarquês também o fez para colocar um perigoso 4-5 e aproveitar o jogo sólido do fundo do court, com dois set points. Alcaraz salvou com um grito de fúria. No entanto, depois de ambos terem mantido o seu serviço, o jogo foi para o tie-break, onde Rune, à terceira, fechou o primeiro set por 6-8.

O favorito da casa não parecia afetado por perder o primeiro set após mais de uma hora de esforço. Ganhou os dois serviços e teve, embora não tenha aproveitado, dois break points. Mas depois de estar a ganhar por 2-1, foi para os balneários com o fisioterapeuta e o médico do torneio, queixando-se de um desconforto muscular na perna direita.

No regresso, nada foi igual. Tentou encurtar os pontos, receoso de que o problema no adutor se agravasse, e essa pressa foi claramente lida por Rune, que ganhou os cinco jogos seguintes para vencer o segundo set por 2-6 e, assim, conquistar o troféu de campeão em Barcelona.