Ruud sobreviveu a quatro break points para uma vantagem de 6-5 e depois converteu o seu terceiro set point para vencer o primeiro set.
O jogador de 26 anos, três vezes vice-campeão do Grand Slam, voltou a recuperar de um break de desvantagem no segundo set para triunfar, quebrando para o amor contra o sérvio para garantir a sua vitória.
Vice-campeão com Ruud em 2024, Stefanos Tsitsipas, terceiro cabeça de série, passou aos quartos de final com uma vitória por 7-6 (7/4) e 6-4 sobre o americano Sebastian Korda. O grego enfrentou uma oposição vigorosa, com ambos os jogadores fortes no seu serviço, mas não concedeu um break point na sua vitória em sets diretos. Tsitsipas vai defrontar o francês Arthur Fils, que venceu o espanhol Pedro Martinez em sets diretos por 6-3 e 6-2.
14.º no ranking mundial, Fils concedeu apenas um break point no jogo, que o jovem de 20 anos salvou.
"Penso que (Fils) é um grande concorrente, já o defrontei duas vezes e não tive sorte", disse Tsitsipas: "Vou mudar algumas coisas em relação a esses dois jogos."
Holger Rune recuperou de um set de desvantagem para vencer Sebastian Baez por 4-6, 6-1 e 6-2.
O número 13 mundial abandonou Monte Carlo com uma intoxicação alimentar na semana passada, mas recuperou para derrotar o seu adversário argentino em três sets no saibro, depois de uma estreia atribulada.
Baez quebrou no primeiro jogo, consolidou uma vantagem de 2-0 e serviu para ganhar o primeiro set, com Rune a cometer 15 erros não forçados contra 10 vencedores. No entanto, o dinamarquês quebrou três vezes no segundo set para voltar ao caminho certo e fez o mesmo na decisão, convertendo o seu terceiro match point.
Na quinta-feira, o número dois mundial Carlos Alcaraz vai defrontar Laslo Djere noutro jogo da segunda ronda, com o favorito espanhol a tentar o seu terceiro título no Open de Barcelona.