Recorde aqui as incidências do encontro
Na semana passada, Rune desistiu da primeira ronda do torneio Masters 1000 em Monte Carlo depois de ter sofrido problemas de estômago e o dinamarquês não jogou muito ténis no último mês, uma vez que a doença tem atrapalhado a sua temporada até ao momento.
Em Barcelona, Rune é o sexto cabeça-de-série e pode acabar por defrontar Casper Ruud, que é o segundo cabeça-de-série, nos quartos de final do torneio. No entanto, para chegar tão longe, terá certamente de produzir um ténis de outro nível do que aquele que fez no início contra Albert Ramos-Vinolas.
Rune parecia ter pouco ritmo e teve dificuldades em pôr em prática o seu plano de jogo frente ao espanhol, que não conseguiu aproveitar dois pontos de break, quando vencia por 3-2 no primeiro set.
Mas gradualmente tornou-se evidente que Ramos-Viñolas, de 37 anos, que desceu para 234 no ranking mundial, está longe do nível que exibia quando atingiu a melhor posição da sua carreira, 17.º, em maio de 2017. O espanhol cometeu vários erros cruciais, quando foi quebrado em 5-5 no primeiro set e Rune fechou-o com um forte winner no seu jogo de serviço.
Rune levou o ímpeto para o segundo set, onde quebrou imediatamente o serviço de Ramos-Viñolas novamente. Ramos-Viñolas conseguiu reagir e empatar o marcador a três bolas, mas a partir daí Rune aumentou o controlo da partida, enquanto Ramos-Viñolas cometeu cada vez mais erros não forçados.
Rune fechou o combate com um poderoso smash no seu jogo de serviço e o dinamarquês está agora pronto para enfrentar o vencedor de Sebastian Baez e Damir Dzumhur na próxima ronda do torneio.