Mais

Ténis: Bailarina com síndrome de Down faz história no Conde de Godó

Alessandra Bonomi fez história em Godó
Alessandra Bonomi fez história em GodóAbierto de Barcelona

O Open de Barcelona, na sexta-feira, deu o pontapé de saída perfeito para a inclusão no ténis de elite, ao proporcionar à jovem Alessandra Bonomi a plataforma para se tornar a primeira jogadora com síndrome de Down a trabalhar sem assistência num jogo da ATP Tour.

Bonomi desempenhou as suas funções de forma impecável durante os quartos de final de pares masculinos no court Andrés Gimeno, atraindo os aplausos dos espectadores e muitos incentivos nas redes sociais depois de o torneio ter destacado o seu feito.

"Para nós, há muito trabalho por detrás disto. É uma ideia que era um sonho quando a propusemos, e torná-la realidade é muito emocionante para todos", disse Marc Visiedo, diretor do Barcelona Open Ball Kids, ao sítio Web do torneio.

A síndrome de Down pode causar atrasos no desenvolvimento, deficiência intelectual e aumentar o risco de alguns problemas médicos nas pessoas que dela sofrem.

"Trata-se de mostrar ao mundo que qualquer pessoa, mesmo com uma deficiência, pode alcançar o que quer que se proponha a fazer na vida, através do auto-aperfeiçoamento e do esforço", disse Visiedo.