Recorde as incidências da partida
“Acho que é um dia feliz para o Nuno e um dia feliz para o ténis português. Fico contente pelo Nuno ter alcançado este título ATP”, começa por avançar o recém-reformado tenista vimaranense, até agora único português vencedor de torneios do circuito ATP, com quatro títulos.
Depois de se impor ao esquerdino e antigo número um mundial em uma hora e 27 minutos, naquele que foi o seu regresso à competição após Roland Garros, o número um nacional e 51 do mundo tornou-se apenas no segundo tenista português a vencer no principal circuito, depois de João Sousa (Kuala Lumpur, em 2013, Valência, em 2015, Estoril Open, em 2018, e Pune, em 2022).
“Para ele obviamente significa muito e nós portugueses estamos muito orgulhosos por isso e por ver que o ténis nacional vem evoluindo e que o Nuno tem alcançado grandes feitos. É uma grande notícia este título do Nuno”, rematou o minhoto, em declarações à agência Lusa.
Além de conquistar o seu primeiro título, Nuno Borges, de 27 anos, tornou-se no quinto tenista do mundo a vencer uma final a Nadal, depois de Novak Djokovic (quatro vezes), Roger Federer (duas), Horacio Zeballos e Andy Murray (uma vez cada).
O maiato, de 27 anos, já tinha conquistado um título ATP, mas na variante de pares, conquistado no Estoril Open, em 2022, na companhia do amigo e compatriota Francisco Cabral.