Mais

Ténis: Alexander Zverev elimina Corentin Moutet e está nos quartos de final em Pequim

Alexander Zverev comemora a chegada aos quartos de final em Pequim
Alexander Zverev comemora a chegada aos quartos de final em PequimLINTAO ZHANG / Getty Images via AFP

Alexander Zverev chegou aos quartos de final do torneio ATP de Pequim, depois de um jogo de roer as unhas. O número três mundial derrotou o francês Corentin Moutet por 7:5, 3:6, 6:3 após 2:38 horas. Esta é a quinta vez que Zverev chega à ronda dos oito primeiros em Pequim, embora nunca tenha passado das meias-finais.

Recorde as incidências da partida

Desta vez, também o espera um grande desafio: Zverev vai enfrentar o seu némesis Daniil Medvedev nos quartos de final. Perdeu doze dos seus últimos 14 jogos contra o russo - incluindo as meias-finais em Pequim 2023.

O torneio na capital chinesa é o prelúdio do último surto da temporada de Zverev, que o levará ao Masters de Xangai, depois de Pequim. O objetivo de Zverev é o ATP Finals em Turim (9 a 16 de novembro). Até agora, este ano, só ganhou o torneio de terra batida em Munique, seguido de dececionantes Grand Slams em Paris (quartos de final), Wimbledon (1.ª ronda) e Nova Iorque (3.ª ronda), depois da final no Open da Austrália.

Zverev tem de lutar pela vitória

Zverev (28 anos) viajou para a China com duas derrotas no torneio invitacional Laver Cup, em São Francisco, na bagagem. Não mostrou qualquer fraqueza no seu jogo de abertura contra o italiano Lorenzo Sonego (6:4, 6:3). Contra Moutet, que tinha derrotado em dois sets na relva em Estugarda este ano, teve problemas no segundo set.

Tão ofensivo como tinha começado o encontro, parecia agora passivo, vinha à rede com menos frequência e quase não marcava pontos diretos. Moutet assumiu o controlo, Zverev teve dificuldades e também se perturbou no início do terceiro set, cedendo o seu serviço com uma dupla falta. No entanto, lutou para recuperar e também beneficiou de alguns erros do seu adversário.

Zverev evitou assim uma derrota com valor de raridade: nos últimos 36 jogos contra esquerdinos, apenas sofreu uma derrota - em fevereiro contra Learner Tien (EUA) em Acapulco.