Carlos Alcaraz abriu o caminho em Tóquio, Jannik Sinner seguiu o exemplo em Pequim: Os dois jogadores excecionais continuam a dominar o circuito de ténis. Sinner venceu facilmente a final no torneio ATP na capital chinesa, na quarta-feira, contra Learner Tien (EUA), de 19 anos, por 6-2 e 6-2, conquistando o terceiro título da época, depois do Open da Austrália e de Wimbledon.
Reveja aqui as principais incidências da partida
Foi a 21.ª vitória do italiano em torneios. Alcaraz (22) tinha conquistado o seu 24.º título na terça-feira, na final em Tóquio (6-4, 6-4 contra Taylor Fritz). No ranking mundial, o espanhol lidera Sinner por pouco menos de 600 pontos. Alexander Zverev (Hamburgo), que foi eliminado nos quartos de final em Pequim, segue em terceiro lugar com uma diferença de 5000 pontos.
Sinner foi banido por três meses este ano devido a uma infração por doping cometida no ano passado. Após a sua proibição, ele e Alcaraz travaram um duelo constante: no Open de França, perdeu na final apesar de ter uma clara vantagem, em Wimbledon vingou-se e no Open dos Estados Unidos Alcaraz ripostou. Ambos são os únicos jogadores que se qualificaram para o ATP Finals em Turim, em novembro. Sinner começará por ser o atual campeão.
Sinner continuará no Masters de Xangai. No entanto, não haverá um duelo com Alcaraz. Depois do seu sucesso no Japão, o espanhol cancelou a sua participação.