Recorde as principais incidências da partida
O encontro começou com o serviço de Iga Swiatek, que perdeu dois pontos, mas foi muito eficaz nos pontos seguintes e assumiu a liderança.
Ambas as tenistas jogaram de forma muito eficaz com os seus próprios serviços. O jogo estava a um bom nível e, depois de uma devolução de Samsonova, Iga passou para a liderança a 3:2. A sua rival tomou uma má decisão na ação chave, houve um equilíbrio e, num momento, a russa jogou uma bola para fora e surgiu o primeiro break point do jogo. Lyudmila cometeu um duplo erro de serviço, que deu o break e Iga passou a liderar por 4:2.
Samsonova começou a ficar um pouco mais nervosa e já não estava a bater de forma tão limpa, o que se traduziu em mais pontos para Iga. Swiatek acabou por confirmar a vantagem. A polaca manteve o seu nível e a russa mostrou definitivamente mais nervosismo. Samsonova deu a Iga um triunfo de 6:2 no primeiro jogo.
Triunfo em 69 minutos
Lyudmila entrou muito bem no segundo jogo e marcou um ponto após uma jogada forte, mas as ações subsequentes terminaram a favor da polaca, que venceu o seu quinto jogo consecutivo, o que lhe deu uma vantagem de 1:0.
A russa voltou a um bom nível, começou a jogar um pouco mais segura e permitiu que Iga cometesse erros, isso fez com que ela quebrasse a série desfavorável. Swiatek voltou a perder apenas um ponto no seu serviço, e num total de seis jogos de serviço, perdeu apenas sete deles.

O jogo seguinte foi difícil para a russa, pois estava a cometer erros, não ganhou sequer um ponto, Iga quebrou-a e já estava a liderar por 3:1. Ludmila queria jogar de forma mais agressiva, tinha 30-15 no serviço de Sviatchka, mas não ganhou mais pontos, depois do seu erro junto à rede a polaca passou para 4:1.
Os dois jogos seguintes foram ganhos com confiança e Ludmila serviu a 5:2 para se manter no jogo. Aos 40-30 cometeu um duplo erro de serviço, depois Iga ultrapassou a russa que estava na rede, o que resultou numa bola de campeonato. Samsonova enviou um atalho para a rede, o que deu o triunfo a Iga. A polaca conquistou o seu primeiro título no ranking WTA 1000 este ano. Swiatek desatou a chorar depois da última bola e estava muito feliz com este sucesso.
Para Iga, este é o seu quinto título em 2023 e o 16.º da sua carreira. Swiatek ainda vai disputar o torneio WTA Finals e esta será a sua última competição da época. Aí irá defrontar as melhores tenistas femininas.