Vice-campeã do US Open, Amanda Anisimova esmagou a campeã em título, Coco Gauff, em apenas 58 minutos este sábado, garantindo presença inédita na final do China Open.
Recorde as incidências da partida
A terceira cabeça de série derrotou de forma contundente a segunda favorita e compatriota Gauff por 6-1, 6-2 em Pequim.
Anisimova vai defrontar no domingo a quinta cabeça de série Jessica Pegula, também dos Estados Unidos, ou a 26.ª favorita Linda Noskova, da Chéquia.
"Consegui apresentar um nível muito bom", afirmou Anisimova, que perdeu a final em Nova Iorque para Aryna Sabalenka.
"Sabia que teria de jogar muito bem contra a Coco se quisesse vencer e estou muito entusiasmada por estar na final".
Gauff era claramente a favorita do público no estádio lotado, mas Anisimova fez questão de agradecer aos adeptos.
"O apoio do público tem sido incrível desde o primeiro dia que cheguei aqui. Acredito mesmo que isso me ajudou a superar todo este torneio", disse a tenista de 24 anos.
Anisimova entrou a todo o gás, chegando ao 5-0 em apenas 15 minutos, enquanto uma Gauff a um nível pouco habitual cometia vários erros, enviando bolas para fora e para a rede.
A campeã de Roland Garros, de 21 anos, cometeu duas duplas faltas, oferecendo a Anisimova dois pontos de set antes de finalmente conseguir pontuar, mas já era demasiado tarde.

O pesadelo de Gauff continuou no segundo set, com Anisimova a disparar novamente para 5-0.
Gauff ainda conseguiu reduzir a diferença em dois jogos, mas uma Anisimova dominante fechou o encontro em menos de uma hora.
A única derrota de Gauff no Diamond Court central de Pequim antes de sábado tinha sido frente à número dois mundial da Polónia, Iga Swiatek, em 2023, também nas meias-finais.