O mau momento de Clara Tauson prolongou-se na manhã deste sábado, ao ser eliminada do torneio WTA 1000 em Pequim, em que foi derrotada pela número 82 do mundo, Zeynep Sonmez, por 4-6, 6-2, 3-6.
Recorde as incidências da partida
Esta derrota representa um grande revés para as suas aspirações de se qualificar para as Finais da WTA no final da temporada.
Tauson precisou de assistência médica durante o encontro e só por breves momentos conseguiu mostrar o seu habitual nível elevado.
Aos 22 anos, Tauson teve um início de partida desastroso. Parecia completamente desconcentrada, não se movimentava bem e rapidamente ficou em desvantagem por 4-0.
Com o marcador em 5-2 a favor de Sonmez, Tauson pediu uma pausa médica e indicou dificuldades respiratórias.
Tauson decidiu continuar e conseguiu reduzir a diferença para 4-5. Depois, liderou o jogo de serviço seguinte de Sonmez por 30-0, mas a turca ainda conseguiu fechar o primeiro set, aproveitando um erro de forehand da dinamarquesa.
Tauson voltou diferente para o segundo set. O seu serviço passou a funcionar e, desta vez, foi a dinamarquesa quem quebrou logo no início, abrindo vantagem de 3-0.
A dinamarquesa jogou com inteligência, deixou a adversária cometer os erros e não teve dificuldades para fechar o set em 6-2.
No entanto, Tauson não conseguiu manter o embalo. A turca elevou o nível e tomou a iniciativa no terceiro set, enquanto o jogo de Tauson voltou a desmoronar.
A dinamarquesa foi quebrada para 1-2, e Sonmez conseguiu mais uma quebra, com um excelente winner de backhand que lhe deu vantagem de 4-1.
Tauson ainda conseguiu devolver a quebra para 3-5, mas não adiantou, pois perdeu o seu serviço logo a seguir.