A chinesa Qinwen Zheng, atual número 4 do ranking mundial e campeã olímpica, era protagonista do encontro mais aguardado do dia no WTA 500 de Berlim, frente à cazaque Elena Rybakina (11.ª). No entanto, acabou por desistir devido a uma lesão no pescoço, horas antes de entrar em campo.
Com a desistência de Zheng, Rybakina enfrentará ainda esta terça-feira a norte-americana Ashley Krueger, repescada do quadro de qualificação (lucky loser), por um lugar nos oitavos de final.
Já Naomi Osaka, atualmente 57.ª da hierarquia, despediu-se do torneio após uma dura derrota frente à russa Liudmila Samsonova (20.ª), por 3-6, 7-6(3) e 6-4, num encontro que durou 2 horas e 39 minutos.
Com o apoio do público, Osaka entrou melhor e venceu o primeiro set, mantendo um bom nível no segundo. No entanto, desperdiçou três oportunidades de quebra e acabou por ceder no tie-break, momento em que se notou alguma quebra anímica.
No terceiro e decisivo set, Samsonova elevou a agressividade e beneficiou de vários erros da japonesa, carimbando a passagem à próxima fase, onde irá defrontar Jessica Pegula (3.ª), campeã em título em Berlim.