Mais

Ténis: Sabalenka evita quatro match points para vencer Rybakina e garantir as meias-finais em Berlim

Sabalenka em ação
Sabalenka em açãoPhoto by ANDREAS GORA / DPA / dpa Picture-Alliance via AFP
A número um mundial Aryna Sabalenka mostrou nervos de aço e determinação de campeã para derrotar Elena Rybakina por 7-6(6) 3-6 7-6(6) nos quartos de final do Open de Berlim, na sexta-feira, salvando quatro match points no tiebreak do último set.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Rybakina liderava por 6-2 no desempate decisivo e parecia estar à beira de garantir um lugar nas meias-finais, mas depois de lhe ter sido negada a vitória no seu primeiro match point por um cabo de rede, o ímpeto oscilou a favor de Sabalenka. A bielorrussa conquistou cinco pontos consecutivos, acabando por garantir a vitória quando Rybakina vacilou sob pressão.

A garra e a força de Sabalenka foram decisivas contra a campeã de Wimbledon de 2022. O primeiro set foi uma batalha de serra, com Rybakina a quebrar para uma vantagem de 4-2, antes de Sabalenka responder de imediato. Ambas as jogadoras mantiveram o serviço a partir de 4-4 para forçar um tiebreak, onde Sabalenka venceu por 8-6.

Rybakina respondeu com uma vantagem de 2-0 no segundo set e um novo break no final para fechar o jogo por 6-3.

O set decisivo foi ferozmente disputado, com Sabalenka a quebrar para 5-4, mas a falhar o serviço para sair do encontro, com Rybakina a quebrar de novo e a manter a vantagem para 6-5. Sabalenka aguentou então a pressão para forçar um tiebreak, que produziu a reviravolta mais dramática do encontro.

"A Elena é uma excelente jogadora, tivemos muitas batalhas difíceis nas últimas fases e ela é uma jogadora fantástica, honestamente não faço ideia de como consegui ganhar os últimos pontos, acho que tive sorte", disse Sabalenka após o encontro: Quando estava a começar, ganhei muitos encontros quando estava a perder match points e, na verdade, não há muito tempo, estava a pensar: 'Há muito tempo que não tinha uma reviravolta' e aqui estou eu. É fantástico ganhar jogos como este, treina o espírito de luta para os próximos torneios e estou orgulhosa de mim própria por ter tentado até ao último ponto."

Sabalenka vai defrontar a checa Marketa Vondrousova, que procura a sua primeira final desde que venceu Wimbledon em 2023. Vondrousova derrotou Ons Jabeur por 6-4 e 6-1 numa desforra da final de Wimbledon de 2023.

Esta será a primeira participação de Vondrousova nos quartos de final desde Estugarda, em abril de 2024.

"Já jogámos muitas vezes, por isso acho que nos conhecemos", disse Vondrousova: "Temos golpes semelhantes e jogadas de queda - acho que foi uma grande partida hoje."

A qualifier chinesa Wang Xinyu avançou para as meias-finais depois de a oitava cabeça de série Paula Badosa se ter retirado devido a uma lesão na anca direita durante o confronto dos quartos de final.

Wang, que ocupa o 49.º lugar no ranking mundial, estava a ganhar por 6-1 e 0-0 quando Badosa abandonou o encontro. A espanhola, visivelmente frustrada, partiu a raquete e atirou-a para o outro lado do court após os apertos de mão que se seguiram ao jogo.

Wang, de 23 anos, teve uma semana de sucesso na capital alemã, vencendo a segunda cabeça de série Coco Gauff na ronda anterior. A próxima adversária na final será a russa Liudmila Samsonova, que derrotou Amanda Anisimova por 6-1 e 6-1.