A antiga campeã espanhola, de 36 anos, substitui Anabel Medina, que abandonou o cargo em novembro passado, após as finais de Málaga, depois de sete épocas ao leme da seleção nacional. Esta última, que considerou o momento "ideal", recebeu uma homenagem emocionada no court.
No seu percurso como tenista profissional, Carla alcançou o sexto lugar do ranking mundial em fevereiro de 2016, tornando-se a primeira espanhola a entrar no top 10, depois de Arantxa Sánchez Vicario e Conchita Martínez. Em termos de títulos, conta com dois títulos WTA: Oeiras (2014) e Doha (2016).
"É uma grande honra assumir a capitania da equipa espanhola da Billie Jean King Cup e agradeço à Federação a confiança depositada em mim para este desafio. Durante muitos anos tive a oportunidade de representar o país e agora encaro esta nova etapa a partir do banco com grande entusiasmo", explicou Carla.
O BJKC não é de forma alguma uma nova competição para ela, que se despediu como tenista profissional nas finais de 2021 desse torneio em Praga. Suárez, que tentará trazer a sua "experiência" para "tirar o máximo partido" dos seus jogadores, defendeu as cores de Espanha em 17 eliminatórias durante a sua carreira.
Por outro lado, vale a pena recordar que foi proclamada campeã de Espanha por duas vezes, em 2008 e 2011, e que participou em até quatro edições dos Jogos Olímpicos (Pequim-2008, Londres-2012, Rio de Janeiro-2016 e Tóquio-2020), igualando Conchita Martínez e a já referida Anabel, e apenas superada pelas cinco participações de Arantxa Sánchez Vicario.