Mais

Taça Billie Jean King: Alemanha falha fase final contra os Países Baixos

Uma Jule Niemeier desiludida depois de perder com a Grã-Bretanha
Uma Jule Niemeier desiludida depois de perder com a Grã-BretanhaKoen van Weel / ANP / AFP / Profimedia
Os tenistas alemães falharam a passagem à fase final da Taça Billie Jean King, numa fase muito precoce. Jule Niemeier, de Dortmund, perdeu o primeiro jogo de singulares em Haia contra Sonay Kartal, da Grã-Bretanha, por 4:6, 2:6, esta sexta-feira, deixando a Alemanha a perder por 0:1 no duelo - depois do claro 0:3 de quinta-feira contra os Países Baixos, a equipa de Rainer Schüttler já não pode alcançar o primeiro lugar no Grupo F de qualificação.

Niemeier, que chegou aos quartos de final de Wimbledon e número 120 do ranking WTA, rapidamente assumiu uma vantagem de 2-0 sobre Kartal, que está classificada 60 lugares acima, mas depois faltou-lhe consistência. No primeiro set, Niemeier (25 anos) cometeu quatro duplas faltas e perdeu o seu serviço quatro vezes contra Kartal, que também não estava nada estável.

Após o primeiro set, Niemeier enterrou a cabeça debaixo de uma toalha durante muito tempo. No segundo set, as coisas não melhoraram. Niemeier procurou repetidamente o diálogo com o treinador da equipa, Schüttler, que falou persistentemente com ela e tentou encorajá-la.

Recorde o jogo Sonay Kartal - Jule Niemeier

O segundo jogo de singulares entre Tatjana Maria (Bad Saulgau) e a número um britânica Katie Boulter é tão insignificante do ponto de vista alemão como o último jogo de pares. A nova número um alemã, Eva Lys (Hamburgo/68.º do ranking mundial), não pôde jogar depois de se ter constipado.

No sábado, as britânicas vão disputar um duelo direto com os Países Baixos por um bilhete para a fase final em Shenzhen, na China, em setembro, enquanto as alemãs terão de jogar em novembro, para evitar a despromoção do Grupo Mundial.

A Alemanha ganhou a Fed Cup, como era chamada a competição antes de ser rebaptizada de Billie Jean King Cup, por duas vezes até agora: em 1987 e 1992, quando Steffi Graf liderava a equipa. No ano passado, a fase final em Málaga terminou nos oitavos de final contra a Grã-Bretanha.