Rybakina, número 10 do mundo, venceu Yuliana Lizarazo na Pat Rafter Arena, em Brisbane, por 6-1 e 6-2 em apenas 55 minutos, melhorando o seu registo de singulares para 9-1 no evento, anteriormente conhecido como Fed Cup.
Putintseva foi ainda mais implacável contra Valentina Mediorreal, de 18 anos, que teve uma estreia horrível no torneio, com uma goleada de 6-0 e 6-1 em apenas 37 minutos.
O domínio da número 23 do mundo foi tal que Mediorreal ganhou apenas 14 pontos, e apenas três no seu primeiro serviço.
"Estamos muito felizes e entusiasmadas por jogar (a final) em Shenzhen", disse Rybakina, antiga campeã de Wimbledon: "Tivemos um grande apoio e o presidente da nossa associação esteve cá, por isso é muito bom estarmos aqui todas juntas. É claro que estávamos concentradas nos singulares para conseguir as vitórias... estamos muito felizes por as termos conseguido de uma forma tão competente."
Zarina Diyas e Zhibek Kulambayeva superaram Lizarazo e Maria Paulina Perez-Garcia por 6-2 5-7 6-4 no jogo de pares para completar a vitória.
Com a vitória, o Cazaquistão, que venceu a Austrália por 2.1 no primeiro jogo do Grupo D na quinta-feira, garantiu vaga na competição em setembro, ao lado da anfitriã China e da atual campeã Itália.
Colômbia e Austrália, que se enfrentam no sábado, agora vão para a repescagem em novembro, junto com os melhores desempenhos dos 2025 eventos regionais do Grupo I.
Os vencedores do play-off ganharão um lugar nas eliminatórias de 2026.
O Canadá teve um excelente início no Grupo A em Tóquio, com as campeãs de 2023 a vencerem a Roménia por 2-0, graças às vitórias de Victoria Mboko e Marina Stakusic.
Nos outros jogos, a Espanha enfrenta o Brasil no Grupo B em Ostrava, a Eslováquia joga contra a Dinamarca no Grupo C em Bratislava e a Grã-Bretanha enfrenta a Alemanha no Grupo F em Haia.