Mais

Ténis: EUA de regresso às meias-finais da Taça BJK após quatro anos de ausência

Taylor Townsend e Jessica Pegula em ação
Taylor Townsend e Jessica Pegula em açãoAFP
Esta quinta-feira, a equipa dos Estados Unidos qualificou-se para as meias-finais da Taça Billie Jean King (antiga Fed Cup) pela primeira vez desde 2021, ao vencer o Cazaquistão por 2-1 em Shenzhen (China).

Recorde as incidências da partida

O par de duplas do número 1 do mundo, Taylor Townsend e Jessica Pegula, venceu por 6-2, 7-6 (1) contra Elena Rybakina e Yulia Putintseva para garantir o ponto decisivo para a 'Team USA', vencedora da competição de equipas nacionais em 18 ocasiões.

No início do dia, Emma Navarro (18.ª do ranking mundial de singulares) venceu por 7-5, 2-6, 7-6 (6) numa batalha de duas horas e meia contra Putintseva (61.ª do ranking). A cazaque liderava por 6-4 no tie-break decisivo, mas não conseguiu converter os seus dois match points. Chegou mesmo a perder quatro pontos seguidos, dando a vitória a Navarro.

No segundo jogo de singulares do dia, Rybakina (10.ª) dominou Pegula (7.ª) por 6-4 e 6-1 para empatar o encontro.

Os Estados Unidos não chegavam aos quartos de final da Taça BJK desde 2021. O seu último título foi em 2017 e a sua última final em 2018.

Nas meias-finais da edição de 2025, as tropas da capitã Lindsay Davenport vão defrontar o Japão ou a Grã-Bretanha, que se defrontam nos últimos quartos de final desta quinta-feira. O outro jogo dos quartos de final oporá a Ucrânia à atual campeã Itália, na sexta-feira.