Ténis: Iga Świątek distinguida com o Prémio Coração pela participação nos play-offs da Billie Jean King Cup

Iga Świątek, tenista polaca
Iga Świątek, tenista polacaOTO OLIMPIK / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP

A melhor tenista polaca recebeu pela segunda vez na carreira o Heart Award, um prémio atribuído por votação pública que distingue o empenho e dedicação nas partidas da Billie Jean King Cup. Com este feito, igualou o recorde de Agnieszka Radwańska.

Os organizadores da Billie Jean King Cup anunciaram esta segunda-feira que Iga Świątek foi distinguida com o Heart Award deste ano, um prémio que reconhece a representação exemplar do seu país em campo, com dedicação e coragem.

Na votação pública, a polaca arrecadou uns impressionantes 70% dos votos, superando de forma clara as três adversárias nomeadas: Victoria Mboko, Linda Nosková e Kaja Juvan.

Os resultados dos dois encontros da polaca no torneio de qualificação de novembro em Gorzów Wielkopolski foram de facto impressionantes: nos últimos jogos da época, a tenista de Raszyn cedeu apenas três jogos no total a Elise Tse e Gabriela Lee.

O Heart Award deste ano foi atribuído a Świątek pela sua prestação na fase de play-off da BJK Cup (cada fase tem a sua vencedora – todos os anos são atribuídas seis distinções) e é já o seu segundo prémio, depois de ter recebido o Heart Award pelas qualificações em 2022.

Entre as vencedoras deste prémio, atribuído desde 2009, há apenas mais uma polaca, Agnieszka Radwańska, que também foi distinguida por duas vezes, em 2013 e 2014.

Como o Heart Award tem apenas um valor simbólico para a jogadora, o prémio monetário associado (3 mil dólares) é entregue a uma organização social escolhida pela vencedora. Świątek optou pela Fundação Smeczem w Raka.