Mais

Ténis: Japão garante vaga na final da Taça Billie Jean King com vitória sobre o Canadá

Japão chegou à sua segunda final da Taça Billie Jean King depois de vencer o Canadá
Japão chegou à sua segunda final da Taça Billie Jean King depois de vencer o CanadáRichard A. Brooks / AFP / AFP / Profimedia
O Japão garantiu a segunda presença consecutiva na final da Taça Billie Jean King com a vitória por 2-1 sobre o Canadá, campeão de 2023, graças à vitória de Ena Shibahara e Shuko Aoyama por 6-3 5-7 6-2 sobre Kayla Cross e Rebecca Marino na decisão de pares da qualificação, este domingo.

Shibahara e Aoyama venceram o primeiro set por 6-3, quebrando duas vezes para uma rápida vantagem de 3-0. Cross e Marino recuperaram no segundo set, vencendo por 7-5 e empatando o jogo, antes de o par japonês recuperar o controlo no terceiro.

A canadiana Victoria Mboko, de 18 anos, venceu a japonesa Shibahara por 6-4, 6-7(8) e 7-5, numa maratona de confrontos iniciais. Mboko disparou oito ases para vencer o primeiro set, depois de ter chegado a uma vantagem de 2-0. No segundo, Shibahara ripostou, salvando três match points no tiebreak antes de empatar a partida.

Mboko esteve em desvantagem no início da decisão, mas recuperou para quebrar para 4-4 e, depois de desperdiçar mais três match points, selou a vitória com um winner de forehand no sétimo ponto.

A número um japonesa, Moyuka Uchijima, venceu Marina Stakusic por 6-3 e 6-3 em uma hora e 15 minutos, empatando o jogo em 1-1 e forçando a decisão de pares.

Uchijima, que ocupa o 77.º lugar no ranking, ganhou 13 pontos consecutivos para vencer o primeiro set, em pouco mais de 30 minutos, com um delicado dropshot. Depois de Stakusic ter salvo dois pontos de break no início do segundo, Uchijima conseguiu uma vantagem de 4-2 e selou a vitória perante o entusiasmado apoio da equipa da casa.