Mais

Verdasco põe fim a uma seca de mais de quatro meses sem ganhar um jogo

Verdasco foi derrotado cedo em Barcelona
Verdasco foi derrotado cedo em BarcelonaProfimedia
O espanhol venceu o quarto encontro até agora este ano, embora o tenha feito no Bratislava Challenger, um torneio de segunda categoria que está um escalão abaixo do circuito ATP.

Fernando Verdasco, de 39 anos, derrotou Cem Ilkel por 7-5 e 6-4 num jogo apertado que foi resolvido sem necessidade de chegar ao terceiro set. Não lhe convinha disputar mais um pelo risco de perder capacidade física, mas esteve muito resoluto durante as fases mais decisivas do encontro. Durou uma hora e meia no total e, quase de certeza, teria ultrapassado os 120 minutos de jogo se tivesse sido prolongado.

A vitória de segunda-feira na Eslováquia põe fim a uma seca de mais de quatro meses sem vencer. Não comemorava no court desde o início de fevereiro, quando derrotou Mitchell Krueger, depois de bater Evan Zhu (24) na qualificação para o torneio de Dallas. As três últimas vítimas têm uma coisa em comum: estão todas fora do top-200 do ranking ATP.

Verdasco tinha sido eliminado de seis campeonatos na primeira ronda: Delrey Beach (7-6/7-3 e 7-6/7-1, Radu Albot), Doha (1-6, 6-3 e 6-0, Christopher O'Connell), Houston (6-7/7-9 e 0-6, Jason Kubler), Conde de Godo (6-1 e 6-1, Francesco Passaro), Bordéus (6-3 e 6-4, Guido Andreozzi) e Genebra (6-2 e 6-2, Thiago Monteiro). Agora, terá uma segunda oportunidade.

O próximo obstáculo, nos oitavos de final, será o checo Jakub Mensik. É apresentado, pelo menos a priori, como acessível porque é o número 228 do mundo. O espanhol, no entanto, está muito atrás no ranking (334.º) e, sem dúvida, no crepúsculo da carreira, mas essa grande experiência também pode desempenhar um papel importante - de forma positiva - a qualquer momento.