O jogador checo Jiri Lehecka, que não tinha sido selecionado, liderava por 6-4 e 4-4 quando o búlgaro abandonou o campo com o fisioterapeuta para uma pausa médica. Dimitrov, 10. do ranking mundial, regressou mas jogou um ponto antes de se retirar.
Na final, Lehecka vai defrontar o americano Reilly Opelka ou o francês Giovanni Mpetshi Perricard, ambos muito altos e com um serviço de grande qualidade.
Esta será a quarta final do jovem de 23 anos no ATP Tour e o seu objetivo é juntar o título de Brisbane à vitória de Adelaide em janeiro passado.
"Vou ter de estar sempre concentrado a 100 por cento", disse Lehecka sobre a possibilidade de defrontar Opelka ou Mpetshi Perricard na final: "Vou ter de me concentrar em cada ponto, em cada oportunidade, porque a oportunidade pode desaparecer num momento muito pequeno. Penso que, para mim, o mais importante será concentrar-me nos meus jogos de serviço e, depois, tentar arranjar uma solução na devolução."
A qualifier russa Polina Kudermetova continuou a sua semana de conto de fadas ao vencer a ucraniana Anhelina Kalinina por 6-4 e 6-3 na primeira meia-final feminina.
Kudermetova venceu sete jogos consecutivos no torneio desta semana, mas terá de subir muito de nível na final contra a número um mundial Aryna Sabalenka ou a sensação juvenil russa Mirra Andreeva.