Mais

Ténis: Novak Djokovic surpreendentemente eliminado em Brisbane por Reilly Opelka

Novak Djokovic não pôde fazer nada.
Novak Djokovic não pôde fazer nada.Patrick HAMILTON / AFP
Abatido por Reilly Opelka, um antigo jogador do top 20 que caiu para o 293.º lugar do mundo, Novak Djokovic só pôde ver os danos causados e perdeu nos quartos de final do torneio de Brisbane para o extravagante americano.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Novak Djokovic ainda está à procura do 100.º título da sua carreira. Como cabeça de série número 1 no torneio ATP 250 de Brisbane, teve uma grande oportunidade para o conseguir esta semana na Austrália. E depois de duas primeiras rondas convincentes, nomeadamente quinta-feira contra Gaël Monfils, parecia estar em ascensão.

Mas esta sexta-feira, não conseguiu fazer nada contra Reilly Opelka. O americano, anteriormente classificado em 17.º lugar no ranking mundial, regressou à competição no verão passado, depois de dois anos sem jogar um único jogo. Um grande servidor, ele fez chover uma verdadeira avalanche sobre o sérvio diante de uma multidão atónita em Brisbane.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

16 ases, 77% de primeiros serviços e, sobretudo, manteve Djokovic sempre alerta. Com uma enxurrada de winners de forehand, levou o sérvio a um tiebreak no primeiro set e venceu a partida ao mostrar-se imparável nos pontos cruciais, finalizando no seu segundo set point, o primeiro no seu serviço.

Depois, após ter salvo o seu único break point, pegou no serviço do adversário e jogou o encontro, terminando com um shutout e um último ás para vencer por 7-6(6), 6-3. É claro que sabemos que ele é melhor do que o seu atual ranking mundial de 293, mas não deixa de ser uma sensação, e seria preciso voltar aos livros de história para ver o sérvio perder com um jogador tão pouco cotado. Opelka, por sua vez, enfrenta outra máquina de ases, Giovanni Mpetshi Perricard, nas meias-finais de amanhã.