Recorde as incidências da partida
A bielorrussa, número um do mundo e derrotada na final do ano passado por Elena Rybakina antes de conquistar o seu segundo título consecutivo em Melbourne Park, esteve fora de ritmo contra Kudermetova e perdeu o primeiro set, ao deixar cair o seu serviço pela segunda vez.
Kudermetova foi pressionada no seu serviço no primeiro jogo do set seguinte, mas a agressiva número 107 do mundo resistiu à tempestade e começou a ditar o jogo com mais golpes duros da linha de base para incomodar Sabalenka.
"Foi um excelente ténis da parte dela", disse Sabalenka.
"Ela tem sido muito agressiva. Tem algumas variações e utilizou-as muito bem. Sem dúvida que merecia estar na final. Tenho a certeza que se ela continuar a trabalhar como está a fazer, vai estar no top 50 em breve", acrescentou.
Um drop shot delicado deu o break a Sabalenka, e a jogadora de 26 anos foi muito mais dominante no resto do set, forçando a decisão, para gáudio dos adeptos na lotada Pat Rafter Arena.
Sabalenka voltou a mostrar o seu calibre ao quebrar no terceiro set com um winner de forehand em toda a quadra e parou a tentativa de retorno de Kudermetova para conquistar o seu primeiro título da temporada.
A suíça está a tentar tornar-se a primeira mulher a levantar três troféus consecutivos no Open da Austrália desde Martina Hingis, entre 1997 e 1999, e vai para Melbourne Park cheia de confiança.
"Estou muito feliz por levantar este troféu", disse Sabalenka.
"É um torneio muito importante antes do Open da Austrália. O último encontro foi um pouco complicado, (ambas) batemos em demasia. Estou muito curiosa para saber a velocidade média das nossas pancadas. Foi um jogo louco e estou muito feliz por conseguir esta vitória", assumiu.

O checo Jiri Lehecka conquistou o título masculino de Brisbane ainda este domingo, depois de Reilly Opelka se ter retirado lesionado quando perdia por 4-1 no primeiro set.
O norte-americano surpreendeu Novak Djokovic nos quartos de final, mas pareceu ter problemas de pulso na sua vitória nas meias-finais sobre Giovanni Mpetshi Perricard.
Opelka, de 1,88 metros de altura, passou quase dois anos à margem da competição com problemas no pulso e na anca, que exigiram cirurgia, e só regressou ao circuito de elite na época passada.