Birrell derrotou Navarro, número oito do mundo, na Pat Rafter Arena, pondo fim aos preparativos da americana para o Open da Austrália.
Navarro teve um ano de 2024 excecional, disputando os quatro torneios do Grand Slam, tendo chegado às meias-finais do Open dos Estados Unidos.
Esperava-se que conseguisse superar o desafio de Birrell, de 26 anos, que nunca entrou no top 100 em 10 anos no WTA Tour, mas a australiana não se deixou intimidar e encantou os seus fãs com uma excelente prestação no court central para defrontar a russa Anastasia Potapova nos oitavos de final.
"É um pouco como uma daquelas situações em que não temos escolha, só temos que ir em frente. Foi mais ou menos essa a atitude que tive. Penso que foi muito benéfico para mim, tal como jogar muitas horas neste court", disse, no final do encontro.
Grigor Dimitrov continuou o seu caso de amor com Brisbane ao derrotar o australiano Aleksandar Vukic por 6-2 e 7-6.
O búlgaro, número 10 do mundo, venceu o primeiro set antes de aguentar Vukic, que melhorou o seu jogo no segundo. Esta é a 25.ª vitória de Dimitrov em Brisbane, torneio que já venceu por duas vezes e foi finalista noutra ocasião.
"Estou a começar a encontrar o meu jogo, mas acho que ainda há muito espaço para melhorar. Espero que a cada partida eu possa melhorar um pouco e jogar cada vez melhor", disse Dimitrov.
O búlgaro vai defrontar o australiano Jordan Thompson ou o americano Alex Michelson.
Djokovic e Kyrgios juntaram-se para uma rara participação em pares esta semana, mas depois de vencerem uma primeira ronda apertada, foram travados pelos cabeças de série Michael Venus e Nikola Mektic por 6-2, 3-6 e 10-8.