Recorde as incidências da partida
Desta vez, o seu punhado de bons ataques não foi suficiente: depois de ter conseguido a sua primeira vitória do ano contra um jogador do top 100 na segunda-feira, contra o neerlandês Botic van de Zandschulp (88.º), Ritchie ficou aquém contra o italiano de 22 anos.
Beneficiando de um convite para este torneio ATP 250, a poucas semanas da reforma desportiva prevista para Roland-Garros (25 de maio a 8 de junho), Gasquet mostrou que ainda tinha recursos para dar dúvidas a um jogador classificado no top 50.
Mas perante a atividade do jovem italiano, o homem do backhand de uma só mão deixou escapar o jogo no terceiro set, com os seus 38 anos a parecerem subitamente pesados em solo romeno.
O antigo número 7 do mundo, com 16 títulos ATP Tour, teve um mau começo em cada um dos três sets contra Cobolli, deixando o italiano quebrar desde o início de cada vez. Embora tenha conseguido recuperar e ganhar o segundo set, desistiu completamente no último (6-1). Apesar dos erros do seu adversário (6 duplas faltas, 45 erros não forçados), Gasquet não foi suficientemente incisivo (12 winners contra 33).
Ritchie voltará a entrar em ação no Masters 1000 de Monte Carlo (7-13 de abril), onde também foi convidado para a sua digressão de despedida. Cobolli vai defrontar o qualifier austríaco Filip Misolic, 232.º, nos quartos de final.