Mais

Ténis: Zverev eliminado na terra batida de Buenos Aires

Alexander Zverev também perdeu para Francisco Cerundolo pela segunda vez.
Alexander Zverev também perdeu para Francisco Cerundolo pela segunda vez.ČTK / DPA / Matias Baglietto
O alemão Alexander Zverev viu terminar a passagem pela terra batida sul-americana. Nos quartos de final do torneio ATP 250 de Buenos Aires, Argentina, o número dois do mundo perdeu por 6-3, 3-6 e 2-6 para o finalista da casa de 2021, Francisco Cerúndolo. O argentino vai enfrentar Pedro Martínez nas meias-finais, que avançou sem luta sobre o italiano Lorenzo Musetti. João Fonseca tornou-se o mais jovem semifinalista brasileiro num torneio ATP depois de evitar dois match points.

Zverev - Cerúndolo: 6-3, 3-6 e 2-6

Alexander Zverev fez a primeira aparição em Buenos Aires desde o Open da Austrália, onde também perdeu a terceira final de Grand Slam, aprofundando suas dúvidas sobre um triunfo no Major.

E nem sequer fixou o seu estado de espírito na sua estreia num torneio em terra batida sul-americano. Ele ainda derrotou Dusan Lajovic da Sérvia em Buenos Aires, mas não conseguiu manter a vantagem nas quartas-de-final contra o jogador da casa Francisco Cerúndol, perdendo por 6:3, 3:6, 2:6.

O favorito alemão liderava por 6-3 e 2-1 em condições de vento com uma quebra no fundo. Mas Cerúndolo, impulsionado por uma multidão barulhenta, ganhou quatro jogos seguidos e não foi parado no seu caminho para a reviravolta, mesmo com uma pequena pausa causada pela chuva.

"Gostei muito do jogo. O ambiente estava ótimo e vencer o Sasha perante o público da casa é uma sensação incrível", sorriu Cerúndolo, que também derrubou Zverev no seu encontro anterior, no ano passado, na terra batida, em Madrid. Foi a quarta vez na sua carreira que derrotou um jogador do Top 5 e o escalpe do número dois mundial é o seu mais valioso.

"Ele é o segundo melhor do mundo e joga um excelente ténis. É fantástico vencê-lo em frente ao meu público, à minha família e aos meus amigos. É uma das minhas melhores sensações", disse emocionado Cerúndolo, o 28-º jogador do mundo.

Enquanto Zverev vai passar inesperadamente para o pentatlo de terra batida no Rio de Janeiro, Brasil, Cerúndolo vai defrontar Pedro Martínez, com quem perdeu em Hamburgo no verão passado, na meia-final de sexta-feira.

Martínez, o espanhol de 27 anos que acabou com a carreira de Diego Schwartzman na segunda ronda, não teve de jogar nos quartos de final. Isto porque o italiano Lorenzo Musetti, terceiro cabeça de série, se retirou do torneio após a sua entrada vitoriosa no Golden Swings de terra batida, devido a uma lesão na barriga da perna que o estava a incomodar desde quinta-feira. Estava a jogar em terra batida pela primeira vez desde que ganhou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do ano passado em Paris.

João Fonseca - Navone: 3-6, 6-4 e 7-5

João Fonseca confirma a sua grande forma no saibro em Buenos Aires, onde inicia o seu primeiro torneio como jogador do Top 100. Nos quartos de final, o jovem de 18 anos, vencedor do Next Gen ATP Finals em dezembro, derrotou Mariano Navone, da equipa da casa, por 3-6, 6-4 e 7-5, após dois match points, e melhorou o seu recorde este ano para 12.2.

Fonseca perdeu o primeiro set e teve de recuperar o break de desvantagem duas vezes no segundo. Esteve um break atrás durante quase todo o terceiro ato e a 3.5 esteve por duas vezes a uma bola da derrota. Mas sobreviveu a todos os momentos críticos e acabou por derrotar o segundo classificado, Holger Rune, ao fim de quase três horas.

"Estas são as vitórias para as quais estamos a trabalhar. Apesar de não ter jogado o meu melhor ténis, lutei até ao fim. Estou cansado, mas desde o início acreditei que podia ganhar e lutei até à última bola. Agora estou nas meias-finais e sinto-me muito bem", regozijou-se Fonseca, que já garantiu a subida ao 82.º lugar do ranking.

Fonseca vingou a derrota de um ano do seu adversário em casa, no Rio, e tornou-se o mais jovem brasileiro semifinalista de um torneio ATP. Ele está entre os quatro melhores na terrra batida como o mais jovem desde Umag 2021, quando Carlos Alcaraz fez isso. Ele disputará a final contra o sérvio Laslo Djer.